MN Logo

11 anos. Mais de 100 mil artigos.

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
sex. 21 fev. 2025
RECONHECIMENTO

Universidade de Marília abre inscrições para o Prêmio Márcio Mesquita Serva

Trabalhos podem ser inscritos até o dia 16 de março, pelos próprios autores ou por seus orientadores.
por Marília Notícia
Pró-Reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Ação Comunitária da Unimar, Fernanda Mesquita Serva (Foto: Divulgação)

A Universidade de Marília (Unimar) está com as inscrições abertas para a edição 2025 do Prêmio de Dissertações e Teses “Márcio Mesquita Serva”, destinado a reconhecer os melhores trabalhos acadêmicos defendidos nos Programas de Pós-Graduação da instituição ao longo do último ano.

Os trabalhos podem ser inscritos até o dia 16 de março, pelos próprios autores ou por seus orientadores. Para participar, basta preencher o formulário de inscrição e enviar a versão final do trabalho para o e-mail [email protected], sem custo de inscrição.

O Prêmio foi lançado em 2024, celebrando as melhores dissertações e teses defendidas no período entre 2021 a 2023. De acordo com a pró-Reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Ação Comunitária da Unimar, Fernanda Mesquita Serva, a premiação reforça o compromisso da Instituição com a pesquisa científica. “Reconhecer a excelência das dissertações e teses defendidas na Unimar é uma forma de incentivar a produção científica e o impacto social do conhecimento gerado em nossos programas de pós-graduação”, destaca.

A avaliação dos trabalhos será realizada por comissão de docentes especializados, que levará em conta critérios como originalidade, relevância científica e contribuição para o avanço da área. O vencedor da Melhor Tese em Direito será contemplado com uma bolsa de pós-doutorado e a publicação do trabalho na Revista Experiência Ciência Unimar. Já o vencedor da Melhor Dissertação em Direito terá isenção na inscrição para o Doutorado, mentoria acadêmica especializada e também terá seu trabalho publicado na revista.

Trabalhos podem ser inscritos até o dia 16 de março, pelos próprios autores ou por seus orientadores (Foto: Divulgação)

Para os ganhadores de Dissertações dos Mestrado Acadêmico em Interações Estruturais e Funcionais na Reabilitação (PPGIS) e Mestrado Profissional em Saúde Animal, Produção e Ambiente (PPGMV), Produção e Ambiente serão contemplados com mentoria acadêmica especializada e a publicação de seus trabalhos.

Ainda segundo a pró-reitora Fernanda, a premiação demonstra como a Instituição valoriza os pesquisadores da casa. “Este prêmio não é apenas uma homenagem ao legado acadêmico de Márcio Mesquita Serva, mas também um reconhecimento à dedicação e ao talento dos nossos mestres e doutores”, complementa.

Na primeira edição do Prêmio Márcio Mesquita Serva, pesquisas inovadoras foram reconhecidas pela sua relevância e contribuição para o avanço do conhecimento. No Mestrado Profissional em Saúde Animal, Produção e Ambiente (PPGD), Lucas Pires Maciel foi premiado em 2021 com a melhor tese de doutorado ao abordar as mudanças na sociedade global e a necessidade de adaptação do Direito Tributário Brasileiro.

Pesquisas inovadoras foram reconhecidas pela sua relevância e contribuição para o avanço do conhecimento (Foto: Divulgação)

Em 2022, Lidiana Costa de Sousa Trovão destacou-se ao discutir a desconsideração da personalidade jurídica no ordenamento jurídico nacional, enquanto Helton Kramer Lustoza, em 2023, analisou os impactos da Lei Geral de Proteção de Dados na administração tributária.

No mestrado do PPGD, Fabiano Fernando da Silva foi o vencedor de 2021 com um estudo sobre os desafios do desemprego tecnológico no contexto do Estado Dromocrático de Direito. Ana Clara da Silva Ortega, em 2022, trouxe reflexões sobre desenvolvimento sustentável e a necessidade de mensuração de resultados nas corporações, e em 2023, Maria Lúcia Anselmo de Freitas Rêgo explorou o papel social e solidário das empresas no combate à obsolescência programada.

No PPGIS, Viviane Ribeiro Della Costa Busch foi premiada em 2021 ao propor uma alternativa nutricional semi-artesanal para nutrição enteral. Salum Bueno da Silveira Junior, em 2022, investigou a relação entre higiene oral e microbiota em crianças e jovens, enquanto Virgínia Maria Cavallari Strozze Catharin, em 2023, realizou um estudo sobre a evolução clínica e funcional de pacientes pós-Covid-19.

Já no PPGMV, Renan Silva de Rossi, vencedor de 2022, analisou a eficácia de uma vacina autógena em tilápias contra Streptococcus agalactiae, e em 2023, Reinaldo Kazuiti Shiosi desenvolveu um aplicativo para a elaboração de laudos ecocardiográficos e eletrocardiográficos em pequenos animais.

Para esta segunda edição, a cerimônia de premiação está programada para o dia 27 de março, data que se inicia o ano letivo dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da Unimar. Mais informações e detalhes sobre a inscrição, os interessados podem acessar o site oficial da instituição: www.unimar.br.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Marília lidera ranking nacional de demanda por profissionais do sexo
  • 2
    Argentina decide extraditar morador de Marília, condenado por atos em Brasília
  • 3
    Comércio de Marília estende horário em dezembro para período do Natal
  • 4
    Câmeras flagram passagem de fauna inédita na região

Escolhas do editor

CENSO
Marília tem 24 localidades com concentração de moradores, diz IBGEMarília tem 24 localidades com concentração de moradores, diz IBGE
Marília tem 24 localidades com concentração de moradores, diz IBGE
HABEAS CORPUS
Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJDefesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ
Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ
JOGOS DE AZAR
Decisão do STF sobre loterias põe em xeque lei recém-aprovada em MaríliaDecisão do STF sobre loterias põe em xeque lei recém-aprovada em Marília
Decisão do STF sobre loterias põe em xeque lei recém-aprovada em Marília
Governar também é promover qualidade de vidaGovernar também é promover qualidade de vida
Governar também é promover qualidade de vida

Últimas notícias

Parceria entre Unimar e Prefeitura leva IA à formação de professores
Atletas de Marília são eleitas entre as melhores do handebol paulista em 2025
Mostra 2025 do projeto Teatro da Cidade terá seis dias de espetáculos em Marília
Bosque passa por intervenção para evitar acidentes e reforçar conservação

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2025

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie