Unilever encerra atividades da Kibon em Marília e mais de 70 são impactados
A indústria de sorvetes Kibon, que possui um depósito de produtos e equipe comercial em Marília, encerrou suas atividades após demissão em massa da mantenedora Unilever (detentora da marca).
Conforme publicação da Folha de S.Paulo, em março deste ano, a Unilever anunciou a separação de sua unidade de sorvetes, que tem marcas como Ben & Jerry’s, Kibon, Wall’s e Magnum, do restante da companhia.
A novidade fez parte do processo de reestruturação do grupo, que também envolveu cortes de 7,5 mil empregos – cerca de 6% do total -, enquanto a empresa é pressionada por investidores para melhorar seu desempenho.
Em Marília, o fechamento da unidade da Kibon teria gerado a dispensa de mais de 70 colaboradores, entre empregos diretos e indiretos. O depósito fechado está localizado na rua Francisco Fernandes Filho, 1, no Jardim Damasco 3, na zona sul.
Em comunicado, a Unilever informou que entende a cisão como boa para os dois lados, já que a unidade de sorvetes tem uma operação de logística própria, por envolver transporte refrigerado, além de ser um negócio mais sazonal que as outras frentes do grupo.
A empresa não confirmou, mas informações de bastidores no mercado consideram que o negócio separado pode ser vendido – uma parte ou inteiro. Mais de 15% das vendas da Unilever no ano passado vieram da unidade de sorvetes.
Em nota ao Marília Notícia, a Unilever confirma o encerramento das atividades do seu centro de distribuição de sorvetes, localizado em Marília, a partir de junho de 2024.
“A companhia reforça que a região não sofrerá impactos em seu fornecimento, uma vez que haverá atendimento tanto por Londrina como Ribeirão Preto. A Unilever, que avalia constantemente sua operação e estrutura em todos os países em que atua, tomou essa decisão para buscar eficiência e sinergia para seus negócios. Em linha com sua conduta, baseada no respeito a todas as pessoas, a companhia ofereceu acordos para os 16 funcionários impactados, além de realocação para outros 5. Os demais profissionais impactados, 58 no total, são colaboradores de uma empresa terceira que prestava serviço para a Unilever.”
A nota diz ainda que “com 95 anos de presença no Brasil, a Unilever segue comprometida com seus funcionários, consumidores, fornecedores, clientes e comunidades para seguir crescendo de maneira sustentável no Brasil”, conclui.
***
COM COLABORAÇÃO DE ARTUR BÚRIGO (FOLHAPRESS)
Faça parte do nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!