Unidade de recuperação cardiológica da Santa Casa de Marília completa 10 anos
A unidade de recuperação cardiológica da Santa Casa de Marília, conhecida como REC, comemorou 10 anos de atividades em solenidade realizada no salão de reuniões da instituição na noite desta quinta-feira (18).
Durante o evento, um vídeo mostrou um pouco sobre a trajetória da REC, com imagens da equipe multiprofissional que atua no setor, além dos depoimentos de pacientes que passaram pelos cuidados do serviço cardiológico.
O 1º vice-provedor da Santa Casa de Marília, Luiz Antônio Orlando, comentou que este serviço é muito importante para o atendimento cardiológico no hospital. “Em nome da direção, parabenizo a todos pelo trabalho que vem sendo desenvolvido nestes 10 anos e quatro meses. É muito bom acompanhar este desenvolvimento e ver que vocês fazem a diferença”, complementou.
O superintendente assistencial do hospital, Márcio Mielo, salientou que a cardiologia da Santa Casa é referência regional e mais conquistas devem acontecer nos próximos anos. “Tudo isso o que está acontecendo faz parte de um processo de evolução dentro da nossa instituição e tenho certeza de que o êxito obtido nos serviços cardiológicos só acontece por conta do grande trabalho desta equipe incrível”, declarou.
Para o coordenador da REC, médico cardiologista Marcos Bergonso, o empenho de todos faz com que a Unidade de Recuperação Cardiológica seja este sucesso há uma década. “Somente com o comprometimento e dedicação de todos vocês, é que obtemos um resultado satisfatório. Só tenho a agradecer a equipe e celebrar esta data tão importante”, ressaltou.
O decano da cirurgia cardíaca da Santa Casa de Marília, médico Rubens Tofano de Barros, destacou que muito se evoluiu até aqui, mas muito ainda precisa ser feito. “Estou há 50 anos na instituição e acompanhei o serviço de Cardiologia desde o seu início. Faço referências especiais ao meu companheiro Antonio Pena e ao saudoso Orilto Vanin. Tenho muitas histórias para contar, de um passado em que tudo era diferente. Hoje, avançamos com o sonho de ter dentro da Santa Casa um hospital cardiológico”, lembrou.
Segundo o coordenador do serviço de hemodinâmica, o médico cardiologista intervencionista, Pedro Beraldo de Andrade, o momento é de comemorar a grande conquista que foi a REC, há 10 anos. “Ficamos satisfeitos com o que alcançamos, mas não medimos esforços para continuar realizando este trabalho, contando com o envolvimento de todos e o apoio da diretoria”, reforçou.
O médico responsável pela residência médica de cardiologia da Santa Casa de Marília, Eraldo Peloso, lembrou da época em que a REC foi implantada e mencionou alguns ganhos ao hospital. “A UTI Cardiológica passou a proporcionar um atendimento mais completo ao paciente e representou algo fundamental ao nosso serviço”, comentou.
Ao final da cerimônia, broches com a logo comemorativa dos 10 anos da REC da Santa Casa de Marília foram entregues aos profissionais do setor, bem como aos representantes da diretoria da instituição.
CARDIOLOGIA NA SANTA CASA
O hospital, que neste mês completa 95 anos de existência, é referência regional em cardiologia clínica, intervencionista e cirúrgica, realizando a maioria dos seus procedimentos via Sistema Único de Saúde (SUS).
No ambulatório de cardiologia da Santa Casa de Marília, que funciona no prédio do Complexo Ambulatorial Bento de Abreu Sampaio Vidal, são 11.800 atendimentos por ano, todos eles SUS, entre consultas médicas e exames. Os pacientes são encaminhados pela rede básica de saúde de 62 municípios do Departamento Regional da Saúde (DRS IX).
O serviço de hemodinâmica da Santa Casa de Marília realiza 2.400 procedimentos anualmente, sendo 1.260 cateterismos e 420 angioplastias através do SUS para pacientes da região, o equivalente a mais de 70% do total.
Já o serviço de cirurgia cardíaca faz 540 procedimentos cirúrgicos por ano, incluindo intervenções de válvula do coração e implantações de marcapasso, sendo mais de 80% destes serviços prestados via Sistema Único de Saúde.
A REC conta com equipe multiprofissional e equipamentos modernos, proporcionando aos pacientes atendimento de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), exclusiva para a Cardiologia.
RECONHECIMENTO
O serviço de cirurgia cardíaca da Santa Casa de Marília é destaque no país e recentemente foi incluído no Programa QualiSUS Cardio, do Ministério da Saúde, classificado como Nível “A”, após rigorosa classificação de desempenho em procedimentos de alta complexidade.
No centro-oeste paulista apenas dois hospitais foram selecionados e entre eles está a Santa Casa de Marília. Isto comprova a qualidade da assistência prestada pelo serviço de Cirurgia Cardiovascular da Santa Casa de Marília para toda a região. Todas as cirurgias analisadas foram realizadas pelo SUS.
No início de 2023, o Instituto Qualisa de Gestão (IQG), certificador da Organização Nacional de Acreditação (ONA), em parceria com a Sociedade Brasileira de Cardiologia Intervencionista, conferiu o Selo de Distinção ao Serviço de Hemodinâmica da Santa Casa de Marília.
“A certificação reconhece a qualidade e a excelência nos serviços prestados à comunidade pela Hemodinâmica da unidade hospitalar filantrópica mariliense, pautado sempre no cuidado centrado do paciente”, informou a assessoria do hospital.
Ao todo, foram analisados 22 protocolos assistenciais e 19 indicadores de qualidade do serviço de hemodinâmica, além das políticas e ferramentas utilizadas pela Santa Casa de Marília no modelo de gestão de pessoas, de processos de trabalho e de segurança ao paciente, bem como de planejamento estratégico.
As certificações por distinção resultam em melhorias contínuas na qualidade do atendimento prestado aos pacientes, no compromisso com um alto padrão de serviço, na qualificação permanente dos profissionais, representando um reconhecimento positivo pelo desempenho, resultados obtidos e cultura de qualidade e segurança desenvolvidas na Santa Casa de Marília.
Faça parte do nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!