Unesp Marília abre 60 vagas para mestrado e doutorado

A Universidade Estadual Paulista (Unesp), câmpus de Marília, abriu inscrições para o processo seletivo do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). São oferecidas 60 vagas para ingresso no primeiro semestre de 2027, sendo 30 para o mestrado acadêmico e 30 para o doutorado.
As inscrições devem ser feitas entre 1º e 31 de março, até as 16h, exclusivamente pelo sistema on-line da universidade. Não haverá cobrança de taxa. Todas as informações, resultados e eventuais retificações serão divulgados na página do programa. O resultado final também será publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo.
Linhas de pesquisa
As vagas estão distribuídas em cinco linhas de pesquisa: Psicologia da Educação: Processos Educativos e Desenvolvimento Humano; Educação Especial; Teoria e Práticas Pedagógicas; Políticas Educacionais, Gestão de Sistemas e Organizações, Trabalho e Movimentos Sociais; e Filosofia e História da Educação no Brasil. As aulas serão presenciais.
Do total de vagas, seis no mestrado e seis no doutorado serão reservadas a candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, pessoas com deficiência, pessoas trans ou travestis e egressos do ensino médio integral em escola pública.
Segundo o edital, os candidatos que optarem pelas ações afirmativas concorrerão em igualdade de condições com os demais. No caso de autodeclarados pretos ou pardos, haverá procedimento de heteroidentificação por comissão específica.
Podem se inscrever candidatos com diploma de graduação reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). Para o doutorado, é exigido também diploma de mestrado avaliado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) com conceito mínimo 3.
Candidatos que ainda não tenham concluído a graduação ou o mestrado poderão se inscrever, desde que apresentem comprovante de conclusão no momento da matrícula, conforme as regras previstas no edital.
Etapas do processo seletivo
O processo seletivo terá três etapas. A primeira consiste na análise do projeto de pesquisa e do currículo Lattes, de caráter eliminatório. A segunda inclui prova dissertativa presencial, sobre tema geral da Educação, e prova de proficiência em língua estrangeira, ambas de caráter classificatório e eliminatório. A terceira etapa é a arguição do candidato, realizada de forma on-line, também eliminatória.
A prova dissertativa terá duração de quatro horas e não permitirá consulta. Na prova de proficiência, será permitido o uso de dicionário bilíngue impresso. Para o mestrado, é exigida proficiência em um idioma — inglês, francês ou italiano.
Para o doutorado, são exigidos dois idiomas: o inglês é obrigatório, e o segundo pode ser francês, italiano ou espanhol. Candidatos que apresentarem certificados válidos poderão ser dispensados da prova.
De acordo com o cronograma, a divulgação das inscrições deferidas e indeferidas está prevista para 14 de abril de 2026. As provas de proficiência e a prova dissertativa ocorrerão nos dias 11 e 12 de maio. O resultado final está previsto para 7 de julho.