MN Logo

12 anos. Mais de 101 mil artigos.

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
qua. 04 out. 2017

Unesp lança ‘CER’ e amplia parceria com o município

por Amanda Brandão

Unesp lança ‘CER’ e amplia parceria com o município para atendimento na área da Saúde (Foto: Assessoria de Imprensa)

Construído em uma área de 2.800 m² no Campus de Marília da Unesp (Universidade Estadual Paulista), o CER (Centro Especializado em Reabilitação) conta com estrutura física e tecnológica para a integração ensino-serviço em três grandes áreas da reabilitação: fisioterapia, fonoaudiologia e terapia ocupacional.

Usuários do SUS (Sistema Único de Saúde) já podem usufruir dessa estrutura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.

Encontro na manhã de terça-feira (03), com a presença do prefeito Daniel Alonso, da secretária municipal Kátia Ferraz Santana (Saúde) e da diretora técnica da DRS-IX (Direção Regional de Saúde), Cristina Togashi, marcou o lançamento da parceria.

Os administradores públicos foram recebidos pelo diretor do Campus da Unesp, Marcelo Tavella Navega, acompanhado da professora Cristiane Rodrigues Pedroni (supervisora do CER), a docente Ana Cláudia Vieira e a equipe do Centro de Reabilitação.

Com recurso de R$ 145.500,00 mensais e produção pactuada, o Centro é habilitado pelo SUS para atender Marília e região, recebendo pacientes encaminhados pelas unidades de saúde municipais.

QUALIDADE

“É impressionante a estrutura que a Unesp oferece à comunidade, nestas três importantes áreas de conhecimento da saúde. Essa parceria vai gerar muitos frutos para a população, com mais pessoas atendidas, reabilitadas e reinseridas. A instituição está de parabéns pelo esforço, por acreditar que podemos nos unir e dar o atendimento que o cidadão merece”, disse Daniel.

A secretária Kátia acredita que as parcerias entre o Poder Público e os centros de formação de qualidade devem ser fortalecidas. Ela conta que, com o credenciamento, o CER foi integrado à Rede de Atenção à Pessoa com Deficiência e ganhou expressividade como prestador de serviço do município. O credenciamento saiu em dezembro de 2016 e o contrato assinado neste ano.

“O ensino-serviço é muito importante para nós. A parceria contempla tanto a necessidade acadêmica, quanto a dos gestores que têm a responsabilidade de prover os serviços. O município é muito beneficiado porque tem a sua demanda atendida, agregando a proposta de novos conhecimentos, novas tecnologias, com atendimento qualificado”, destacou a secretária.

O diretor da Unesp explica que o atendimento já era realizado antes do convênio, porém a maior parte da demanda era recebida pela própria instituição. Com a ampliação da parceria, o município passa a fazer o referenciamento, ou seja, encaminhar os pacientes com indicação para os tratamentos.

Com uma complicação ortopédica no joelho esquerdo, o comerciante Ricardo Rui, 36 anos, está entre os beneficiados pelo CER. Ele conta que conheceu o serviço há cerca de um mês e elogia o atendimento. “Quando existe força de vontade, as coisas acontecem. Sem pagar nada a mais por isso, além dos nossos impostos, temos um lugar como esse, com essa qualidade. É muito bom”, disse o paciente.

HISTÓRIA

Desde a implantação do curso de fonoaudiologia, o mais antigo da área da saúde na Unesp Marília, a instituição sempre atuou no atendimento à população, favorecendo a formação dos acadêmicos e beneficiando diretamente à comunidade. O trabalho é realizado por meio do CEES (Centro Especializado de Educação e Saúde).

Nos últimos anos, essa contribuição ganhou nova expressão. Entre 2012 e 2015 foi construído o espaço onde passou a funcionar o CER, com dezenas de laboratórios, incluindo os espaços de cinesioterapia para reabilitação física, ambientes específicos para atendimento individual e coletivo, salas de pesquisa, setor de fisioterapia cardiovascular e respiratória, sala de atendimento  neurológico, hidroterapia e a casa modelo AVD (Atividades de Vida Diária).

SERVIÇO

O acesso ao CER acontece pela rede básica de saúde de Marília e dos municípios da região. O serviço funciona na avenida Higino Muzzi Filho, 737, Campus Universitário. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (14) 3414-9527 e 3414-9528.

(Foto: Assessoria de Imprensa)

(Foto: Assessoria de Imprensa)

(Foto: Assessoria de Imprensa)

(Foto: Assessoria de Imprensa)

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Tradicional em Marília, saiba quem são os membros da família Dias Toffoli
  • 2
    Filho que baleou o pai se escondia em casa de professor preso por tráfico
  • 3
    Sino de 80 quilos é furtado de igreja e recuperado pela polícia em Marília
  • 4
    Acusado de matar credor revela sequência que terminou em morte

Escolhas do editor

Polícia
Filho que baleou o pai se escondia em casa de professor preso por tráficoFilho que baleou o pai se escondia em casa de professor preso por tráfico
Filho que baleou o pai se escondia em casa de professor preso por tráfico
POLÍTICA
Tradicional em Marília, saiba quem são os membros da família Dias ToffoliTradicional em Marília, saiba quem são os membros da família Dias Toffoli
Tradicional em Marília, saiba quem são os membros da família Dias Toffoli
FLAGRANTE
Sino de 80 quilos é furtado de igreja e recuperado pela polícia em MaríliaSino de 80 quilos é furtado de igreja e recuperado pela polícia em Marília
Sino de 80 quilos é furtado de igreja e recuperado pela polícia em Marília
METEOROLOGIA
Marília deve ter fim de semana de calor antes de mudança no tempoMarília deve ter fim de semana de calor antes de mudança no tempo
Marília deve ter fim de semana de calor antes de mudança no tempo

Últimas notícias

Filho que baleou o pai se escondia em casa de professor preso por tráfico
MAC estreia com empate diante do São Bernardo na Série A3
“Trump quer criar nova ONU”, declara presiente Lula sobre Conselho de Paz
Anvisa proíbe venda de azeite e suspende doce de leite e sal grosso

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie