Unesp comemora 60 anos do curso de Pedagogia em Marília
No ano de 2019, em que se comemora os 80 anos da Pedagogia no Brasil, a Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC) da Unesp, Câmpus de Marília, também comemora os 60 anos de seu curso de Pedagogia, área do conhecimento que se ocupa dos processos educativos em diferentes contextos educacionais.
Assim, nos próximos dias 21 e 22 de outubro, o Conselho de Curso de Pedagogia (CCP) da FFC realizará evento que celebra estas datas, promovendo gratuitamente diversas atividades, como mesas-redondas, painéis temáticos e apresentações artísticas com a participação da comunidade acadêmica e diversos pesquisadores da área reconhecidos nacional e internacionalmente.
O evento “80 anos da Pedagogia no Brasil – 60 anos na FFC” ainda terá em seu encerramento o II Colóquio Diálogos Sobre Leitura e Escrita, com o tema “Os Perigos do Texto”, conferência a ser proferida pelo Prof. Dr. João Wanderley Giraldi, da Unicamp. O Colóquio será organizado pelo GPHELLB – Grupo de Pesquisa “História do Ensino de Língua e Literatura no Brasil”.
Os interessados em participar devem realizar sua inscrição gratuitamente pelo e-mail comissaodeapoiodiscenteccp@gmail.com, enviando os dados pessoais e acadêmicos. Organizado pelo CCP, tem o apoio da Comissão de Apoio Discente, do Centro Acadêmico de Pedagogia, do Grupo de Estudos e Pesquisas em Atividade e Desenvolvimento Infantil (GEPADI), do Grupo de estudos e pesquisa em Deficiência e Inclusão (GEPDI) e do GPHEELLB.
De acordo com o CCP, ciente do compromisso da universidade pública com a formação de qualidade, “a FFC tem envidado esforços, ao longo desses 60 anos, para a oferta da formação em Pedagogia compromissada com a qualificação do pedagogo capaz de compreender a complexidade do trabalho pedagógico e atuar nos diferentes campos educativos, incluindo o trabalho docente, numa perspectiva inclusiva, na Educação Infantil, séries iniciais do Ensino Fundamental e na Gestão Educacional”.
O curso oferecido pela FF tem a duração de quatro anos e compreende um núcleo de estudos básicos, destinado aos fundamentos da educação, às teorias, conteúdos, metodologias e práticas do ensino e às teorias e práticas de gestão; um núcleo de estudos integradores, que promove a integração e diálogo entre teoria e prática, desde o primeiro contato com as aulas na universidade, a partir da prática como componente curricular. Há também um núcleo de aprofundamento, que constitui o diferencial desse curso, com a oferta de aprofundamento em Educação Infantil, Educação Especial ou Gestão Educacional.
As ações de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas no âmbito desta graduação encontram-se articuladas à realidade educacional de Marília e região, beneficiando aproximadamente 90 escolas e 20.000 alunos, atualmente.