Umidade de deserto põe saúde em alerta nesta quarta-feira em Marília
A umidade relativa do ar deve baixar até os 17% em Marília nesta quarta-feira (24), segundo previsão atualizada nas últimas horas pelo Instituto de Pesquisas Meteorológicas (IPMet) de Bauru.
A mínima deve ser registrada por volta das 15h, quando os termômetros deverão marcar 29°C, maior temperatura prevista para o dia. A queda da umidade relativa do ar para 17% deixa o clima na cidade semelhante ao dos desertos e acende o sinal de alerta com a saúde.
CUIDADOS
O tempo seco, cada vez mais comum nestes dias de inverno, provoca ressecamento das mucosas das vias aéreas e pode provocar crises de asma e infecções.
Entre os sintomas mais comuns estão a tosse, espirros mais frequentes, irritações nos olhos, alergias, cansaço e dores de cabeça. Estas reações podem ser evitadas ou ao menos minimizadas com hidratação, lavagem das mãos e olhos e aplicação de soro fisiológico quando necessário.
É recomendável ainda o uso de roupas leves e o consumo de frutas ricas em líquidos como melancia, melão e laranja.
PREVISÃO
Ainda segundo o IPMet, a umidade relativa do ar deve se manter na faixa dos 20% a 22% até a próxima segunda-feira (29) em Marília. Apenas na terça-feira (30), a mínima deve ser de 49%.
Até lá, as temperaturas devem variar até 20°C dos 13°C de mínima nesta quinta-feira (25) a máxima de 33°C no domingo (28). Há previsão de dias nublados na sexta-feira (26) e no sábado (27).
Mesmo assim, a orientação médica é que se evite a exposição em áreas abertas por longo período entre 10h e 16h.