UBSs continuam com horário estendido e mais médicos para atendimento clínico de dengue
Desde 15 de abril, oito Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Marília atendem em horário estendido, até 19h, pessoas para atendimento clínico dos casos de dengue.
O plano de enfrentamento da doença transmitida pelo mosquito aedes aegypti vem sendo cumprido pela Secretaria Municipal da Saúde, inclusive com contratações de mais médicos para a prorrogação do expediente.
Nesta terça-feira (30), a Vigilância Epidemiológica de Marília confirmou três novos óbitos pela doença, elevando para 11 o número de mortes desde o início de 2024.
“O município reitera que a luta contra o mosquito é contínua e permanente, sendo essencial a cooperação constante da população em fiscalizar seus quintais para evitar a água parada”, diz comunicado da Prefeitura.
Para auxiliar no combate, a cidade também realizou a contratação de drones para sobrevoar áreas inóspitas e imóveis constantemente fechados ou de acesso restrito aos agentes de saúde. Os aparelhos servem para monitorar pontos que podem ser foco de reprodução do mosquito.
REFORÇO
De acordo com as informações do secretário municipal da Saúde, Osvaldo Ferioli Pereira, cada uma das oito UBSs passou a contar com um médico a mais. “Este novo profissional está integralmente à disposição dos pacientes que procurarem a unidade no período da tarde, sempre a partir das 13 horas, com sintomas de dengue”, informou.
O reforço na equipe médica da rede de atenção primária envolve as unidades: Santa Antonieta, São Judas, Castelo Branco, Chico Mendes, Alto Cafezal, Cascata, Nova Marília e Jardim Planalto.
“A luta contra a dengue, neste enfrentamento dinâmico que estamos estabelecendo, vai ao encontro da portaria do Ministério da Saúde instituída para o combate ao aedes e proteção de nossa população”, afirma o secretário da Saúde.
Pelo gráfico de monitoramento da epidemia de dengue, desde a Semana Epidemiológica 11, os casos confirmados entraram em nível de estabilidade. A partir da Semana Epidemiológica 12 apresentaram uma ligeira elevação, mas passaram a cair a partir da Semana Epidemiológica 13. Desde então, vem se mantendo proporcionalmente em queda, segundo a administração municipal. Atualmente, a cidade se encontra na Semana Epidemiológica 17. Até o momento foram confirmados 5.991 casos de dengue em Marília.