Tupã vai sediar a 1ª Conferência Regional de Promoção da Igualdade Racial
Tupã será sede da 1ª Conferência Regional de Promoção da Igualdade Racial. O encontro ocorrerá em 28 de março.
A conferência acontece das 8h30 às 12h e das 13h às 16h. O local marcado para o evento é no auditório da Fadap, na rua Mandaguaris, 1.010.
O encontro deve reunir as cidades da região para debate ao tema.
Vale ressaltar que a Prefeitura de Tupã, através da Subsecretaria Municipal de Direitos Humanos e junto ao Governo Federal, assinou o termo de adesão ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir).
Segundo dados do Sistema, quase 200 municípios em todo o território brasileiro aderem ao programa desde 2014.
O Sinapir atua como forma de organização e articulação, voltados à implementação do conjunto de políticas e de serviços direcionados para superação do racismo em todo território nacional. O principal objetivo é a participação e o comprometimento de cada integrante com a pauta étnico-racial.
O subsecretário de Direitos Humanos, André Prado, explica que a adesão ao Sistema é fundamental para criar uma teia de articulações políticas de programas e projetos do Ministério da Igualdade Racial e do quadro do Poder Executivo do Governo Federal.
“Em nosso município temos trabalhado para garantir que a questão racial seja pautada e que as comunidades de diferentes etnias tenham cada vez mais espaço. Portanto, a adesão ao Sinapir é mais uma forma de alcançarmos esse objetivo, articulando e apoiando a criação de políticas públicas de igualdade racial. É uma honra para o nosso município aderir ao Sistema que, há anos, vem trabalhando junto aos inúmeros municípios”, diz.
Prado ainda ressalta que, desde a criação da Subsecretaria de Direitos Humanos em Tupã, pautas como essas estão sendo cada vez mais discutidas, e que iniciativas que promovem a igualdade racial foram realizadas.
“É importante ressaltar que o Conselho Municipal de Políticas da Igualdade Racial (Compir), desde o início do ano vem solicitando essa adesão e agora fazemos parte dessa linha de frente que busca dar um novo olhar às pautas raciais. Em nome da Subsecretaria agradeço ao Conselho pelo apoio de sempre”, agradece.