Tupã tem um dos maiores índices de chuva da região e supera Bauru em volume de água
O município de Tupã registrou um dos maiores índices pluviométricos de chuva da região desde domingo (3) e superou até mesmo Bauru em volume de água. Dados são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
O levantamento abrange o período de domingo até esta quarta-feira (6), quando choveu aproximadamente 110 mm de água em Tupã. Enquanto isso, Bauru teve 95 mm, Ourinhos 80 mm e Marília pouco mais de 100 mm.
Apesar de Tupã ter chovido mais, segundo o Inmet, a cidade não sofreu grandes transtornos e estragos em vias públicas nos últimos dias. As chuvas mais fortes, com rajadas de ventos acima de 150 km/h, foram registradas em Bauru, Marília e Ourinhos.
Em Marília, a região distrital de Rosália teve alagamentos por falta de bueiros, o que acabou fazendo com que a água invadisse as casas. O temporal ainda afetou a qualidade da água do Rio Batalha, em Bauru, por conta de sedimentos que desceram das margens para a lagoa de captação.
Já Ourinhos registrou ventos acima de 126 km/h e a chuva comprometeu o sistema de captação da estação de tratamento, deixando a água com excesso de barro na terça-feira (4). Vários acidentes foram registrados em rodovias da região no período chuvoso.
MAIS CHUVA
A Defesa Civil Estadual alerta que as chuvas que atingem São Paulo desde o fim de semana vão persistir pelos próximos dias. A primeira semana de novembro começou com variação de nebulosidade em todo Estado, ocasionando pancadas de chuva isoladas, de fraca a moderada intensidade em praticamente todas as regiões.
A condição de chuva ao longo de toda semana aumenta o risco para alagamentos, enxurradas e deslizamentos de terra. Além disso, poderá haver queda de raio e granizo, principalmente, nesta quinta (7) e sexta-feira (8).
“No sábado (9), com o afastamento da frente fria, ainda haverá momentos com pancadas de chuva isoladas, no entanto os acumulados serão menores. No domingo (10), o céu ficará com poucas nuvens e choverá de modo isolado, principalmente nos municípios da região norte e faixa leste. As temperaturas subirão mais em relação aos dias anteriores”, conclui a Defesa Civil Estadual.