Tupã tem dois pré-candidatos a prefeito ‘alinhados’ à atual administração
A corrida eleitoral em Tupã conta com dois pré-candidatos a prefeito para as eleições municipais de outubro deste ano que, teoricamente, estão “alinhados” à administração do prefeito Caio Aoqui (PSD). Na teoria, o atual vice-prefeito e pré-candidato Renan Pontelli (PSDB) faz parte da situação política. Contudo, na prática, está rachado com o chefe do Executivo há dois anos, conforme apurado pelo Marília Notícia.
O prefeito Caio Aoqui, reeleito em 2020 com 72% dos votos, conta com forte apoio do presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, e não deve apoiar Pontelli – seu vice-prefeito. O nome aceito pela situação é o do pré-candidato Wilson Quiles Júnior (PSD), que foi secretário municipal de Finanças do atual governo.
Wilson Quiles Junior, conhecido como “Quilão”, é policial civil aposentado e ex-presidente da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Tupã. Seu pré-candidato ao cargo de vice deve ser o empresário Eduardo Akira Edamitsu, do Partido Liberal (PL).
Já o vice-prefeito Renan Pontelli, que preside o diretório municipal do PSDB, juntamente com o agricultor e ex-vereador José Paulo Matias, busca articulação com outros partidos para compor um time forte, uma vez que Wilson Quiles pode sair na frente com o apoio do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), amigo pessoal de Caio Aoqui.
Em 2022, o governador Tarcísio obteve 71% dos votos em Tupã, contra 28% do então candidato ao Estado, Fernando Haddad (PT). Tarcísio também lançou sua candidatura na região de Marília com um grande evento em Tupã, ao lado do ex-deputado federal Walter Ihoshi (PSD).
O Marília Notícia tentou contato com Renan Pontelli e Wilson Quiles, mas até o fechamento desta edição, as ligações não foram retornadas. Espaço permanece aberto.
Faça parte do nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!