Tupã registra queda expressiva nos casos de dengue e chikungunya em janeiro

O município de Tupã iniciou o ano com baixo registro de casos de arboviroses, segundo dados divulgados pela Prefeitura. Em janeiro deste ano, foram confirmados quatro casos de dengue e dois de chikungunya, números significativamente inferiores aos registrados no mesmo período de 2025, quando a cidade contabilizou 368 casos de dengue e 975 de chikungunya.
De acordo com a administração municipal, a queda expressiva está relacionada às ações contínuas de combate ao mosquito Aedes aegypti realizadas ao longo do último ano em toda a área urbana e também nos distritos do município.
Segundo o subsecretário de Endemias, Marco Antônio de Barros, o enfrentamento às arboviroses foi tratado como prioridade. “Ao longo de todo ano, o combate às arboviroses foi prioritário. Ações foram desencadeadas em todo o perímetro urbano, incluindo os distritos. Foi necessário adotar medidas drásticas, mas que agora se mostraram acertadas”, afirmou.
Apesar dos resultados positivos, a Prefeitura informou que as ações de prevenção continuarão ao longo de 2026. “Neste ano, iremos manter o mesmo combate rigoroso, seguindo a mesma linha de ação. Mesmo com esse trabalho, é muito importante que a população colabore, tirando alguns minutos por dia para vistoriar quintais e o interior de residências, com atenção especial a objetos que possam acumular água, por menores que sejam”, alertou o subsecretário.