O Departamento de Entomologia e Endemias da Secretaria Municipal de Saúde de Tupã (distante 75 quilômetros de Marília) divulgou novo boletim da dengue e mostra que há oito mortes em investigação.
Os dados são referentes à semana que abrange de 15 a 21 de maio. Em sete dias foram confirmados 209 casos de dengue.
Do início do ano até esta segunda-feira (22) são 2.366 positivos. São oito óbitos suspeitos de dengue sob investigação que aguardam resultados do Instituto Adolpho Lutz.
Nesta semana, a nebulização espacial de inseticida botânico continua os trabalhos na região central, das 17h30 às 22h.
A população também pode contribuir no combate ao mosquito, realizando uma limpeza semanal de dez minutos no próprio imóvel, eliminando água parada; além de, ao longo da semana, higienizar frequentemente os bebedouros dos animais e remover a água dos pratos de plantas.
A colaboração dos moradores é fundamental para um combate eficiente. Por isso, é importante que os munícipes permitam a entrada dos agentes e da nebulização, se informando e seguindo as instruções oferecidas pelos servidores. Com a união dos trabalhos dos agentes e dos moradores é possível evitar novos casos e reduzir o progresso da dengue em Tupã.
Os principais sintomas da dengue são febre alta acima de 38,5ºC, dores musculares intensas, dor ao movimentar os olhos, mal-estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo.