Tupã instala câmeras de segurança nas creches e escolas
As recentes tragédias envolvendo o ambiente escolar, como a registrada na última quarta-feira (5) em Blumenau/SC, estão fazendo com que a segurança passe a influenciar diretamente na qualidade do ensino.
“Nos tempos atuais, oferecer ensino de qualidade não representa apenas contar com um corpo docente qualificado ou com metodologia de ensino adequada à plena formação das crianças, mas também garantir aos alunos um ambiente totalmente seguro para que possam aprender e se desenvolver”, afirma o secretário de Educação, Cultura e Esportes de Tupã (distante 75 quilômetros de Marília), Valdir Berti.
Atenta a isso, a Prefeitura da cidade adotou ações e uma delas foi restringir o acesso às unidades escolares.
Através de adequações do espaço físico, com a implantação de grades de isolamento ou instalação de porteiros eletrônicos, a Secretaria Municipal da Educação limitou o acesso às creches, escolas e núcleos, impedindo a entrada de pessoas estranhas à rotina escolar.
Outra prioridade adotada foi o monitoramento das unidades. Segundo o prefeito Caio Aoqui (PSD), praticamente 100% das escolas, creches e núcleos educacionais já contam com câmeras de segurança integradas à Central de Monitoramento instalada pela Prefeitura no Paço Municipal.
“Além restringir o acesso às nossas unidades escolares, evitando que pessoas desconhecidas possam entrar e ter contato com nossos alunos e profissionais, já instalamos câmeras de monitoramento 24h em todas as nossas 11 escolas e nove creches, além de quatro núcleos de Tempo Integral. Apenas o Núcleo Nossa Senhora da Paz ainda não conta com o equipamento, mas já determinei que agilizassem a instalação das câmeras na unidade. Acredito que a instalação dessas câmeras realmente torna o ambiente escolar mais seguro, inibindo a ação não só de vândalos, mas também de criminosos e pessoas mal intencionadas. É mais segurança para nossos alunos, professores e funcionários, que podem exercer suas funções da melhor forma possível e mais tranquilidade para os pais de alunos”, conclui o chefe do Executivo.