Tupã ativa unidade sentinela para dengue
A partir desta terça-feira (21), a Secretaria Municipal da Saúde de Tupã (distante 75 quilômetros de Marília) vai ativar uma unidade sentinela para casos suspeitos de dengue.
O atendimento passa a ser feito na UBS Doutor Edmundo Vieira Prado – avenida Tancredo Neves, s/n. O local deve assegurar atendimento médico, hemogramas e soroterapia (reposição de vitaminas, minerais e aminoácidos diretamente na veia) para os pacientes que necessitarem.
Esta porta de entrada exclusiva para pessoas com sintomas ou diagnóstico positivo de dengue vai funcionar das 14h às 22h, de segunda a sexta-feira.
O protocolo de atendimento será por escala. Os casos encaminhados pelas demais UBS e USF deverão ser atendidos das 14h às 17h. Passado este horário, a demanda será espontânea e independente da unidade de referência.
A população vai poder contar ainda com a ampliação do expediente na farmácia da unidade e com a oferta de exames no Laboratório Municipal, a fim de acompanhar os níveis de plaquetas do paciente. Serão 13 cadeiras para administração de soro fisiológico e uma maca exclusiva.
Conforme o secretário da saúde Miguel Ângelo de Marchi, o objetivo é reduzir a demanda do Pronto-socorro da Santa Casa de Misericórdia e da UPA, que continuam atendendo normalmente.
“Essa unidade é fundamental para introduzir um tratamento eficaz e mais rápido para pacientes com dengue. O estágio de desidratação pode ser muito grande e, para conseguir repor de seis a oitos litros de líquido, é praticamente impossível. Com o soro, ele se reidrata com algumas vitaminas”, explica o médico e titular da pasta.
A princípio, a meta da Prefeitura é evitar a sobrecarga dos sistemas de saúde que tradicionalmente mantém atendimento após às 17h, por isso, apenas se houver necessidade, a unidade sentinela vai estender o funcionamento aos fins de semana.
O prefeito Caio Aoqui (PSD) afirma que o trabalho de combate ao Aedes aegypti tem sido intensificado, em virtude das constantes chuvas e propensão a formação de criadouros.
“Temos mais de 400 casos positivos de dengue. Então vamos abrir a unidade sentinela para receber pacientes referenciados pelos postos de saúde e UPA, e até as 22h teremos dois médicos para atender essa população suspeita ou positiva de dengue, para se hidratar e se restabelecer.”
Do início do ano até esta segunda-feira (20), foram notificados 820 casos suspeitos na cidade, sendo 482 positivos. Uma morte suspeita segue sob investigação.