Tupã assina decreto que regulamenta rede de proteção
O prefeito de Tupã (distante 75 quilômetros de Marília), Caio Aoqui (PSD), assinou nesta quarta-feira (8) o decreto que consolida e regulamenta a Rede Girassol de Tupã, uma iniciativa que visa o trabalho articulado de acolhimento e conscientização da população sobre a violência doméstica, o feminicídio.
A cerimônia de assinatura aconteceu em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, data que marca a luta das mulheres por igualdade de gênero e pelo fim da discriminação e das agressões físicas e psicológicas.
A Rede Girassol é uma parceria entre as secretarias municipais de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, da Saúde, Educação e outras entidades locais, como a Polícia Civil, Conselho Tutelar, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, o Ministério Público e a Defensoria Pública. O objetivo é criar uma rede de proteção para as vítimas, ao oferecer suporte psicológico, judicial e social.
Durante a cerimônia de assinatura do decreto, autoridades municipais e representantes das entidades envolvidas na Rede Girassol destacaram a importância da iniciativa.
O prefeito Caio Aoqui destaca que a rede é um instrumento de proteção e que a administração municipal está empenhada em criar políticas públicas efetivas para combater crimes de gênero.
“A Rede Girassol funciona numa teia em que a mulher, ao procurar algum dos serviços, será encaminhada a todos os outros que temos no município e que vão agir de maneira integrada para poder dar dignidade, um excelente tratamento e oferecer um cuidado com ela. Agora, dia 8 de março de 2023, essa rede está instituída como um serviço público municipal para oferecer proteção e carinho às mulheres”, afirmou o prefeito.
O sistema já está em funcionamento em Tupã e conta com uma equipe multidisciplinar de profissionais, incluindo assistentes sociais, psicólogos e advogados. Além disso, a rede realiza ações de conscientização e campanhas de prevenção.
De acordo com a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Raquel Machado, a ideia para o nascimento da Rede Girassol surgiu durante uma reunião entre equipamentos e, atualmente, a proposta serve de referência para outros municípios.
“No Dia Internacional da Mulher temos a assinatura de um pacto, que virou um decreto no município. Podemos dizer: saiu de Tupã e tem sido exemplo para outras cidades. São José dos Campos, por exemplo, já colheu informações para auxiliarmos suas equipes no combate à violência contra a mulher.”
Para a secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Telma Tulim, a assinatura do decreto contribui para o município conseguir oferecer políticas públicas de superação da discriminação e violência.
“Queremos paz na sociedade, precisamos de paz nos lares, é isso que a gente busca com esse decreto tão importante para nossa cidade.”