Trituradora de galhos gera economia no serviço público e adubo para moradores da cidade
Uma máquina trituradora de galhos instalada no Ecoponto Nova Marília, zona Sul da cidade, no começo de fevereiro, vem contribuindo de forma direta no serviço realizado no local pela Prefeitura e a Secretaria Municipal de Limpeza Pública.
O uso do equipamento traz uma enorme economia para a administração do local e, de quebra, ainda gera adubo orgânico que pode ser retirado pelos moradores no local.
O maquinário é capaz de reduzir o volume de 10 caminhões lotados de galhos e folhagens em apenas um caminhão de material triturado. Ainda que sua capacidade diária de trabalho seja de triturar o conteúdo de três caminhões cheios.
Desta forma, todo o resíduo de podas e cortes de árvores que é devidamente recebido no Ecoponto Nova Marília pode ser alocado em menor espaço, além de gerar economia para o serviço público no transporte dos restos para o devido aterramento.
A administração do local relatou que moradores da região e usuários do serviço já estão buscando parte deste material orgânico triturado, que é entregue gratuitamente, para suplementação de outras plantas, além de forragem para gaiolas de aves domésticas e outras utilidades.
Marília possui três Ecopontos instalados na cidade e, até o momento, somente da região Sul recebe descartes de galhadas. Ele é instalado na rua Joaquim Dias, ao lado do Complexo de Trânsito, no bairro Nova Marília. Funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados e domingos das 8h às 11h30.
O local recebe também papelão, plásticos, vidros, metais, móveis, estofados, eletrodomésticos, equipamentos eletrônicos, pneus, óleo de cozinha, resíduos de construção civil (1/2 m³ ou 10 carriolas).
O volume dos resíduos de poda ou corte de árvores pode ter até 1m³, que é o mesmo volume de uma caixa d’água de mil litros. Acima disto, é indicado que o morador ou profissional de poda contrate um serviço particular para fornecimento de caçamba.
OUTROS ECOPONTOS
O Ecoponto Oeste fica na rua Alcides Caliman, 704, Jardim Califórnia. Funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados das 8h às 11h30. O local recebe papelão, plásticos, vidros, metais, móveis, estofados, eletrodomésticos, equipamentos eletrônicos e pneus (dois pneus por CPF diariamente).
Já o Ecoponto Norte, é instalado na rua Paulino Botelho Vieira, 643, no Jardim Santa Antonieta. Funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados das 8h às 11h30. O local recebe papelão, plásticos, vidros, metais, móveis, estofados, eletrodomésticos, equipamentos eletrônicos e pneus.
“Nós estamos trabalhando para manter a cidade limpa e melhorando a eficiência a cada dia. Solicito aos moradores de Marília que nos ajude, descartando corretamente o lixo. Isso facilita o trabalho do mutirão e, assim, é possível atender mais locais rapidamente, para que a manutenção chegue para todos os moradores da cidade”, solicitou o secretário de Limpeza Pública e Serviços Urbanos, Valderlei Dolce.