Trio invade subestação de alta tensão e furta 50 kg de fios de cobre
Três homens foram presos pela Polícia Militar de Marília após o furto de cerca de 50 quilos de fios de cobre, em uma subestação da CPFL Paulista, na zona norte da cidade. O flagrante aconteceu na noite desta quarta-feira (21). Eles teriam rompido uma cerca elétrica para invadir a unidade que opera em alta tensão.
Segundo a denúncia, por volta das 21h, uma ligação ao 190 alertou sobre possível crime na unidade de energia localizada próxima ao Distrito Industrial.
A suspeita de invasão surgiu após o sistema de segurança da Companhia identificar movimentações suspeitas no local. Policiais militares foram deslocados para a área e constataram que a cerca elétrica da subestação havia sido rompida.
Também viram que fios de cobre armazenados para uso futuro da empresa haviam sido levados. Série de buscas na região foi desencadeada.
Na ronda, os policiais se depararam com dois homens que saíam de um terreno baldio. A dupla estava cerca cerca de 500 metros distante do local do crime e carregava fios de cobre já queimados.
Ao perceberem a aproximação da viatura, eles abandonaram os materiais e tentaram fugir, mas foram detidos. Os suspeitos, de 29 e 34 anos, foram identificados e questionados sobre a situação.
Enquanto eles eram averiguados, um terceiro homem – de 35 anos – saiu do mesmo terreno e também foi detido. No local, os policiais encontraram cerca de 50 quilos de cobre, que estavam sendo queimados, uma prática comum para retirada da cobertura plástica dos fios e posterior revenda do metal.
Os três suspeitos, que declararam ser “ajudantes”, foram conduzidos à Central de Polícia Judiciária (CPJ) de Marília, onde foram autuados em flagrante por furto qualificado, pelo rompimento da cerca elétrica e também por terem agido em conluio.