Trio é preso em banco de Marília por “Golpe da troca de cartões”
Policiais civis da Delegacia de Investigações Gerais (DIG), prenderam na manhã desta segunda-feira (22), três homens acusados de realizarem o conhecido e muito praticado em Marília ultimamente, “Golpe da troca de cartões”.
Os autônomos José Henrique Dias, de 36 anos; Fabiano Aparecido Garcia de Souza, 35; e Ailton Carlos Pereira, de 49 anos, foram presos em flagrante no interior da agência do Itaú, na Avenida Rio Branco, região central de Marília.
De acordo com a Polícia Civil, o trio realizou o golpe nesta manhã e em seguida fizeram dois saques e duas transferências da conta da vítima para terceiros, totalizando R$ 3 mil.
Com os criminosos foram apreendidos dinheiro da última vítima, cartões de outras pessoas e extratos bancários. Segundo o delegado titular da DIG, Aéliton Roberto de Souza, o bando já havia feito diversas outras vítimas em Marília e na região. Até agora quatro pessoas que foram lesadas já foram identificadas.
Ainda de acordo com o delegado, a foto dos bandidos será repassada para outras cidades também, para que haja uma ampla investigação da área de atuação da quadrilha.
O trio foi autuado em flagrante por furto qualificado e associação criminosa e encaminhados à penitenciária de Marília. Se condenados, podem cumprir pena de até 11 anos em regime fechado.
O GOLPE
Trata-se de um tipo de estelionato chamado popularmente de “troca de cartões”, que ocorre junto aos caixas eletrônicos das agências bancárias. Existem variações do modo de ação do crime, mas normalmente o delito acontece quando o golpista aborda uma vítima que acabou de sacar dinheiro e a leva a acreditar que a operação no determinado caixa não foi finalizada.
A partir daí, o bandido acaba convencendo a vítima a reinserir o cartão na máquina e digitar os dados da senha. Geralmente, outro comparsa que passa ao lado anota os dados que estão sendo digitados e o golpista acaba trocando o cartão da vítima por outro, sem que a mesma perceba.