Tribunal de Contas encontra problemas em unidades de saúde de Tupã e Chavantes
Em uma ação para averiguar as condições de atendimento e infraestrutura, o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) realizou nesta quinta-feira (7) uma fiscalização surpresa em diversas unidades de saúde. Além de Marília, outras 11 cidades da região tiveram unidades vistoriadas.
As cidades fiscalizadas pelo TCE-SP na região de Marília foram Arco-Íris, Herculândia, Tupã, Cândido Mota, Chavantes, Echaporã, Gália, Garça, Vera Cruz, Assis e Maracaí.
Segundo a Corte de Contas, em todo o Estado foram vistoriadas 441 unidades em 236 municípios. A segunda fiscalização ordenada de 2024 contou com participação in loco de 441 auditores de controle externo da área da fiscalização das 20 unidades regionais no interior e no litoral e das 10 diretorias de fiscalização na capital.
Durante a fiscalização, foram constatadas irregularidades em algumas unidades. Na ESF do Centro, em Chavantes, a equipe do TCE-SP encontrou animais dentro do banheiro dos pacientes, falta de dispositivos de acessibilidade no mesmo local, equipamentos de apoio armazenados em caixas, que deveriam estar disponíveis para uso, além de medicamentos e suplementos estocados em local irregular.
Em Tupã, na USF Doutor Antônio Nunes de Abreu Filho, a fiscalização identificou a falta de recursos de acessibilidade nos banheiros públicos.
A fiscalização aconteceu na ESF de Arco-Íris, USF II de Herculândia, USF Doutor Antônio Nunes de Abreu Filho e USF Josephina Mortagua Ponteli, em Tupã; ESF Rosa Rossi Maia de Cândido Mota, ESF do Centro, em Chavantes; ESF II de Echaporã, USF III de Gália, USF Doutor Ernesto Gaion de Garça, USF Viva Legal de Vera Cruz, ESF Rural e ESF Vila Progresso, em Assis; e ESF Doutor Luiz Davi Lelis, em Maracaí.
Faça parte do nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!