Empresas vão aumentar número de ônibus em circulação
As concessionárias do transporte coletivo de Marília anunciaram que vão ampliar, a partir desta segunda-feira (22), os veículos em circulação para atender as linhas de ônibus que funcionam na cidade. Segundo as empresas, o número de coletivos vai passar de 35% para 55% da frota que estava nas ruas antes da pandemia.
Em comunicado distribuído para a imprensa, a Grande Marília e a Sorriso de Marília afirmam que a demanda está “oscilante e indeterminada”, o que estaria gerando prejuízos econômicos. Apesar disso, alega que “ninguém perdeu acesso por ônibus a nenhum ponto da cidade”.
Em março o transporte em Marília chegou a ser suspenso por completo durante três dias. Depois foi liberado apenas para profissionais de saúde, e mais tarde, ampliado a trabalhadores dos serviços essenciais.
Com a abertura parcial decretada pela Prefeitura de Marília na “fase 4 – verde”, a circulação cresceu. Mas com novas deliberações dos governos do Estado e do município, que envolvem decisões judiciais, o transporte deve estar adequado à ‘fase 2 – laranja’.
“O fechamento e flexibilização do comércio provocou não só uma incerteza na quantidade de passageiros a se transportar, mas também na manutenção do serviço”, declarou a Associação Mariliense do Transporte Urbano (AMTU).
Até janeiro as concessionárias transportavam até 50 mil pessoas por dia. Na semana passada, foram cerca de 8 mil diários, ou seja, 16%.
As empresas declararam ainda que estão adotando as medidas de segurança sanitária, para funcionários e clientes, com fornecimento de álcool em gel, embarque permitido apenas com máscaras e incentivo para o cliente evitar pagamento em dinheiro.
“Nos casos isolados de excesso de passageiros, a AMTU recomenda que o cliente relate o problema diretamente às empresas, para que seja rapidamente aplicada a ação necessária de correção. As empresas acreditam que o distanciamento social é a melhor medida de prevenção à Covid-19, que o uso do transporte neste momento só deve ser utilizado em caso de necessidade excepcional, e orienta os passageiros a respeitar o número de vagas de cada veículo determinadas no plano de flexibilização, relembrando que tem sempre um novo veículo chegando em cada linha e que é possível inclusive acompanhar o tempo de chegada pela Internet, pois cada veículo é monitorado em tempo real, por GPS, através de aplicativo de celular (Ônibus Mais)”, finaliza a nota.
A AMTU atende pelo telefone 0800-777-8181 ou o site amtumarilia.com.br, onde também é possível consultar as linhas e horários.