Desfile dá início às celebrações dos 94 anos
Milhares de marilienses prestigiaram, na manhã calorosa desta terça-feira (4), o tradicional Desfile Cívico-Militar, que marca o início das comemorações do aniversário de 94 anos da cidade.
Com muita animação, diversos setores do município participaram do evento que teve início com o hasteamento das bandeiras e execução do hino nacional pela Banda Marcial Cidade de Marília.
No começo da solenidade, o prefeito Daniel Alonso (sem partido) fez um pronunciamento, com direito à leitura do relato do médico Elias Knobel, cardiologista fundador da UTI do Hospital Albert Einstein, e professor do Departamento de Medicina da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
“Seus pais, judeus da Polônia, precisaram deixar a Europa durante a Segunda Guerra. A família Knobel encontrou a paz, a liberdade e o amor em Marília, conforme o próprio doutor nos relatou”, contextualizou o prefeito.
Ainda no texto, o médico recordou da sua vida na cidade, onde “todos conviviam como irmãos: japoneses, sírios, libaneses, judeus, espanhóis, italianos. Todos lutando em prol de uma vida digna, com liberdade, prosperidade, em um lugar onde seus filhos pudessem ter um futuro promissor e bem diferente do que estava acontecendo na Polônia”.
O prefeito Daniel Alonso observou também o aspecto progressista e desenvolvimentista das terras marilienses. “Marília é a locomotiva do Estado de São Paulo. Enquanto o crescimento do PIB paulista foi de 2,8% em 2022, a cidade e região cresceram quase o dobro, chegando a 5%. Lideramos na indústria, lideramos no comércio, lideramos na prestação de serviços e estamos entre as 10 primeiras cidades da região em agronegócios”, afirmou em discurso.
A presença de autoridades, empresários e do Tiro de Guerra marcaram, mais uma vez, o popular marco de celebração de mais um ano da jovem cidade. A deputada estadual Dani Alonso (PL) e o deputado federal Capitão Augusto (PL), além de representantes da Câmara Municipal, também discursaram nesta manhã.
A cerimônia contou ainda com a presença de delegações da Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Estadual, Polícia Ambiental, Bombeiros, crianças da Rede Municipal e rede Estadual de Educação, além de instituições privadas de ensino.
Secretarias Municipais e seus projetos também participaram, assim como a APAE, AMEI, Grupo de Escoteiros “Cristo Rei”, Clube dos Aventureiros Formiguinhas e Panteras Kids, Clube dos Desbravadores Plus Ultra e Apocalypse, Frotas da Prefeitura Municipal, Defesa Civil, Programa Ronda Azul, Daem, Etec, SENAI, UNIMAR, Clube do Opala Marília, Fusca Clube, Jeep Clube, Jipeiros, Grupo de Veículos Antigos 014 e Moto Clube Águias de Cristo.
FORÇAS VIVAS
O secretário de Cultura de Marília, André Gomes, bastante entusiasmado, analisa de forma positiva a participação intensa da população neste dia.
“Vem pra avenida aquilo que a cidade tem de mais importante, as forças vivas, os serviços da Prefeitura, as diversas instituições que atuam no município, entre outros. Trazemos aqui a representação do conjunto da população de Marília pra celebrar esse momento tão importante na nossa história”, declara Gomes.
O secretário ainda ressaltou a importância não só de festejar, mas também de refletir neste momento. “A cidade, embora jovem, é pulsante, desenvolvida e democrática e isso é motivo pra celebrar, mas não podemos deixar de pensar em toda a caminhada de gerações de marilienses que deram seu trabalho, suor e sangue para construir esse belo município”, diz André. “É nossa obrigação continuar esse legado fazendo da nossa cidade cada vez melhor”, finaliza.
Ao encontro deste pensamento, Gisele de Moraes, de 40 anos, prestigiou, pela primeira vez, o desfile com sua família. “É muito importante que as crianças tenham essa interação e vejam tudo o que Marília oferece. Estamos gostando bastante”, afirma a analista de sistemas, acompanhada dos filhos Vitor e Rafaela, e do marido Carlos.
O presidente da Empresa Municipal de Mobilidade Urbana (Emdurb), Valdeci Fogaça, garantiu que não houve nenhum tipo de ocorrência, reforçando a tranquilidade do habitual evento. “A participação maior foi da família mariliense. Todos puderam verificar a importância de mantermos e celebrarmos nossas origens e raízes. Com apoio dos servidores e autoridades, pudemos proporcionar um ambiente seguro para a população”, declara Fogaça.
Confira galeria de fotos: