Trabalho de Marília é destaque em congresso
O trabalho “Uso da Articulação Intersetorial no Enfrentamento à Violência Sexual Infantil”, desenvolvido por profissionais de Marília, foi um dos destaques no 36º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo, promovido pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (Cosems/SP).
O documento é de autoria da pediatra Vivian Tamiello Reverete, médica encarregada pelo setor técnico da Saúde da Criança da Secretaria Municipal da Saúde de Marília, Fabiana Martins (fonoaudióloga do mesmo setor) e Dinah Belém (geriatra do setor técnico da Saúde do Adulto).
O evento reuniu cerca de 2.500 pessoas entre autoridades, congressistas, secretários municipais da Saúde e palestrantes durante os dias 15 e 17 de março, em São Pedro, com representantes de 311 municípios paulistas.
A programação contou com debates, reflexões e a troca de experiências, diálogos e comunicação entre os municípios paulistas, sempre com a presença de membros de outros importantes órgãos ligados à saúde, como o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems); a Secretaria de Estado da Saúde; o Ministério da Saúde, dentre outros.
Em 2023, o tema do Congresso foi “35 anos do SUS: caminhos para equidade, universalidade e integralidade na conjuntura atual.”
O 36º Congresso foi palco da 19ª Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios paulistas. Ao todo, 1.496 trabalhos de 105 municípios foram inscritos em 2023, um recorde.
Do conjunto de trabalhos expostos, foram selecionados 67 trabalhos, incluindo o de Marília, com experiências transformadoras na gestão municipal do SUS, para a 18ª Mostra “Brasil, aqui tem SUS, que ocorrerá no 37° Congresso do Conasems, que acontecerá em Goiânia/GO, no período de 16 a 19 de julho de 2023.
Vivian Tamiello Reverete falou sobre o sucesso do trabalho. “Ficamos muito felizes pelo trabalho estar entre os 67 selecionados para a 18ª Mostra Brasil aqui tem SUS e podermos representar a cidade de Marília no 37º Congresso do Conasems. Só temos que agradecer a todo apoio que tivemos da Prefeitura de Marília e da Secretaria Municipal da Saúde.”