Torcedores do São Paulo se aglomeram após título
Centenas de torcedores do São Paulo Futebol Clube se aglomeraram em Marília entre a tarde e o começo da noite deste domingo (23), para comemorar a vitória do time contra o Palmeiras na final do Campeonato Paulista.
Um dos pontos com maior aglomeração de são-paulinos foi a avenida das Esmeraldas, e boa parte dos participantes estava sem máscara – o que é vedado pelas regras de combate à Covid-19, assim como a aproximação de pessoas.
Após a comemoração, os torcedores também deixaram muito lixo pela via pública. Festa contou com bebidas, fogos com estampido – proibidos na cidade – e carreata com buzinaço. Além de camisetas do novo campeão paulista, muitos deles carregavam bandeiras com as cores e emblema do clube.
Junto com o hino do São Paulo, muitas provocações ao Palmeiras, derrotado por dois a zero no estádio do Morumbi. Os são-paulinos não comemoravam um título desde 2012 e não venciam o Paulistão desde 2005.
A aglomeração de torcedores aconteceu mesmo com os apelos da Prefeitura de Marília para que os amantes do futebol curtissem a final do campeonato em casa. “No jogo da vida, quem aglomera sente gosto da derrota”, afirmou a administração municipal em publicações na internet.
Tanto o São Paulo quanto o Palmeiras pediram em suas redes sociais para que o público ficasse em casa.
Juliano Bataglia, chefe do Departamento de Fiscalização e Posturas da Prefeitura de Marília, explica que não tem poder para impedir a aglomeração em vias públicas. “Não temos como mandar os caras para casa, as pessoas precisam ter consciência”.
De acordo com o chefe, fiscais estiveram em ronda durante o fim de semana na companhia da Polícia Militar. Entre os estabelecimentos visitados, ao menos um foi fechado por não respeitar o horário de funcionamento imposto.
Também foram verificadas denúncias sobre a realização de shows, bem como notificações contra bares e restaurantes que haviam anunciado evento com aglomeração.
A reportagem apurou que a Polícia Militar, por meio de viaturas da área, intensificou o patrulhamento no local, inclusive com ponto de estacionamento na avenida das Esmeraldas para inibir cometimento de delitos.
A PM chegou a registrar uma ocorrência em que “foi constatado no local grande fluxo de pessoas, veículos, interdição parcial de via, entretanto não foi possível localizar o organizador”.
“A viatura permaneceu estacionada à distancia. A comemoração de torcedores ocorreu de modo pacífico. Até o término do estacionamento não foi comunicado nenhum ato de vandalismo ou crime. Algumas pessoas foram orientadas sobre a questão de aglomeração quanto à Covid-19”, conclui o documento interno da PM.