Tiro de Guerra em Marília tem novo instrutor
O chefe de instrução do Tiro de Guerra de Marília (TG 02-059), subtenente Silas José da Silva apresentou na terça-feira (16), ao prefeito Daniel Alonso (PL) e ao vice Cícero da Silva (PL) o novo instrutor da corporação, o primeiro-sargento Ezequiel Oliveira Tomaz.
A apresentação aconteceu no gabinete do chefe do Poder Executivo, no segundo andar do Paço Municipal de Marília.
“Ficamos honrados com as presenças do subtenente Silas e do primeiro-sargento Tomaz, responsáveis pela formação militar e cívica dos atiradores de Marília”, comentou Alonso, que também é diretor do TG 02-059.
Atualmente, servem ao Exército Brasileiro através do Tiro de Guerra de Marília 100 jovens atiradores da cidade.
O período de instrução militar para combatente básico começou em março e prosseguirá até novembro, completando um ciclo de nove meses de aulas, treinamentos, instruções e orientações militares.
“Imprescindível os auxílios que os instrutores do TG e os atiradores de Marília prestam à comunidade mariliense, seja através do trabalho nas frentes solidárias, seja através da preservação dos valores nacionais e dos símbolos maiores de nossa Pátria”, salientou Alonso.
Os atiradores auxiliam, por exemplo, nas frentes de arrecadação de alimentos ou de agasalho, todas lideradas pelo Fundo Social de Solidariedade de Marília, presidido pela primeira-dama do município, dona Selma Regina Mazuquelli Alonso.
Também são chamados para auxiliar em mutirões ou em situações emergenciais decretadas pela Defesa Civil. “Quero desejar aos nossos jovens que estão no TG neste ano muito sucesso, que possam ampliar seus conhecimentos para cooperar com a nossa Nação brasileira”, contextualizou o chefe do Executivo.
O vice-prefeito parabenizou o chefe de instrução subtenente Silas e o novo instrutor primeiro-sargento Tomaz pelos esforços na instrução e amparo aos jovens marilienses. “Estão de parabéns pelo trabalho, pois sabemos que muitos entram meninos no TG e ao final saem homens feitos”, observou o vice-prefeito de Marília.
CLASSE 2005
Atualmente, 100 marilienses nascidos no ano de 2005 compõem a corporação do TG 02-059. De acordo com as informações do subtenente Silas, chefe de instrução do quartel – localizado na rua Dezesseis de Setembro, 270, no bairro Palmital – as atividades acontecem das 6h às 8h. “Este horário, inclusive, permite aos jovens atiradores cumprirem expediente profissional após a instrução”, detalhou.
As atividades são realizadas no quartel do TG, de segunda a sábado. “Além da formação militar, transmitimos aos atiradores cidadania, por isso o TG é conhecido como uma escola de civismo e cidadania”, comentou.
Valores nacionais e claras noções hierárquicas são ensinadas aos atiradores também. Ao término dos nove meses de instrução, os atiradores recebem certificados de reservistas. Muitos jovens, durante a instrução, acabam se interessando pela carreira militar. Por isso, muitos chegam a prestar concurso para cadetes, sargentos ou oficiais do Exército. Inclusive, neste momento, estão abertas inscrições para concursos na área.
Mais informações podem ser obtidas nos seguintes sites www.esa.eb.mil.br [Escola de Sargentos das Armas], www.esfcex.eb.mil.br [Escola de Saúde e Formação Complementar do Exército], www.espcex.eb.mil.br [Escola Preparatória de Cadetes do Exército] e www.ime.eb.mil.br [Instituto Militar de Engenharia do Exército Brasileiro].