Tiro de Guerra comemora o dia do Exército com homenagem
O Tiro de Guerra de Marília realizou na manhã de ontem (17) solenidade comemorativa aos 367 anos do Exército Brasileiro. O dia do Exército Brasileiro é lembrado em 19 de abril. Houve a formatura de incorporação dos 100 atiradores que desde 1º de março estão prestando o serviço militar.
O Subtenente Osmar César Martins, comandante do TG 02-059 de Marília, destacou que dos 1.823 jovens alistados, 100 foram selecionados e estarão no Tiro de Guerra por um período de 10 meses, até 30 de novembro.
“O TG é um convênio entre o Exército e as prefeituras para que o alistado cumpra sua obrigação, na prestação do serviço militar na própria cidade. Caso contrário, a atividade teria de ser cumprida na unidade de Lins. Aqui, eles aprendem civismo, patriotismo e cidadania, com ações cívicas e comunitárias”, afirmou.
O Tiro de Guerra foi implantado por Olavo Bilac em 1908 no Brasil. Em Marília, completa 79 anos em 2015. O exército fornece os instrutores (normalmente sargentos ou subtenentes), fardamento e equipamentos, enquanto a administração municipal disponibiliza as instalações.
Existem hoje mais de 200 TGs distribuídos por quase todo o território brasileiro.”O Tiro é a representação do Exército nessas cidades com atividades de civismo e de integração comunitária. Na formação do atirador, é transmitida a mensagem de participação das principais atividades da comunidade, sempre buscando uma melhor qualidade de vida. Antes de mais nada, é uma forma de amor à terra onde nasceram e estão vivendo. Costumo dizer que a vida militar do cidadão começa e termina na Junta do Serviço Militar”, comentou o Tenente José Roberto Heringer Coelho, Delegado da Junta do Serviço Militar, maior autoridade Exército em Marília.