Testes com radares são iniciados em Marília
Os testes com radares de trânsito nas áreas urbanas de Marília foram iniciados nesta quarta-feira (3) na avenida Sampaio Vidal, no Centro, e em sua prolongação, na zona Sul, a via Expressa.
O tema vem gerando polêmica na cidade desde que a administração municipal convocou a empresa vencedora de uma licitação de 2015 a iniciar os testes, no final do ano passado.
Na Câmara um projeto de lei que pretendia proibir radares na cidade foi trocado por outro que impede a terceirização da instalação e gestão do sistema de multas e prevê aprovação pelos vereadores aos pontos em que os dispositivos devem ficar.
Sua votação na semana passada em sessão extraordinária foi adiada após pedido de vistas por um dos vereadores.
Em entrevista ao Marília Notícia nesta quarta-feira (3) o presidente da Emdurb (Empresa Municipal de Mobilidade Urbana de Marília) Valdeci Fogaça reafirmou: “a licitação ainda não foi homologada, o que será feito somente após conversarmos com a Câmara”.
De acordo com ele, não existe prazo para que os radares passem a funcionar para valer. O período de testes vai até a próxima terça-feira (9).
O radar de velocidade em teste na avenida Sampaio Vidal, esquina com a rua 9 de Julho, é fixo em um poste. Já os testes na via Expressa são com um modelo móvel. No entanto, Fogaça garante que esse tipo de dispositivo não será utilizado em Marília.
A atual Legislação já proíbe radares móveis na cidade. “Estamos testando o radar móvel apenas para não precisar fazer a instalação em um poste, como já foi feito na Sampaio Vidal”, disse o presidente da Emdurb.
A prefeitura também enviou uma nota sobre o assunto:
“A Emdurb (Empresa de Desenvolvimento Urbano e Habitacional) de Marília informa que os radares entrarão em testes nos dias 3, 4, 5, 8 e 9 de janeiro. Serão dois pontos: na avenida Sampaio Vidal esquina com a rua 9 de Julho e na Via Expressa Sampaio Vidal.
A Emdurb esclarece que o radar na Via Expressa é móvel, devido à dificuldade de se montar uma estrutura transitória no local.
A Emdurb informa também que não serão utilizados radares móveis no perímetro urbano de Marília e, que numa eventual instalação futura dos radares fixos, todos os pontos serão devidamente sinalizados”.