Termina prazo de inscrição para o Programa de Residência Médica 2025 do HBU
Os médicos interessados em participar do Programa de Residência Médica 2025 do Hospital Beneficente Unimar (HBU), credenciado pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM/MEC), têm até as 18h de hoje para efetuarem sua inscrição. O programa disponibiliza 20 vagas distribuídas entre 10 especialidades de acesso direto e seis vagas em três especialidades com exigência de pré-requisitos. As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pelo site oficial: www.abhu.com.br.
Segundo a superintendente do HBU, Márcia Mesquita Serva Reis, o programa busca atrair profissionais comprometidos com a formação de excelência e que desejam contribuir para a qualidade da assistência à saúde. “O Hospital Beneficente Unimar mantém seu papel de referência em ensino e assistência, oferecendo um ambiente de aprendizado inovador, com estrutura completa e o acompanhamento de profissionais qualificados. Estamos entusiasmados em receber médicos residentes que contribuirão para a qualidade dos serviços prestados à comunidade”, destaca.
O programa oferece duas vagas para cada uma das 10 especialidades com acesso direto, são elas: Anestesiologia, Clínica Médica, Cirurgia Geral, Ginecologia e Obstetrícia, Medicina de Família e Comunidade, Ortopedia e Traumatologia, Pediatria, Medicina Intensiva, e Radiologia e Diagnóstico por Imagem. Além de 6 vagas para 3 especialidades que exigem pré-requisitos, ou seja, destinadas a médicos que já tenham cumprido dois anos em programas credenciados pela CNRM. São elas: Cardiologia, Cirurgia do Aparelho Digestivo e Neonatologia.
A duração dos programas varia entre dois e três anos, dependendo da especialidade escolhida, e os residentes terão direito a bolsas de acordo com a legislação vigente, assim, parte é financiada pelo Ministério da Educação e a outra parte custeada pelo HBU, com desconto de 20% referente ao INSS.
O processo seletivo será realizado em duas fases, prova escrita e entrevista. A prova geral será no dia 10 de dezembro. A avaliação destinada às especialidades com acesso direto, contará com 100 questões de múltipla escolha distribuídas igualmente entre as áreas de Clínica Médica, Cirurgia Geral, Medicina de Família e Comunidade, Pediatria e Ginecologia e Obstetrícia.
Para os candidatos às especialidades com pré-requisitos, será aplicada uma prova específica, com 40 questões focadas nas áreas relacionadas, como Clínica Médica para Cardiologia, Cirurgia Geral para Cirurgia do Aparelho Digestivo e Pediatria para Neonatologia. O gabarito será divulgado em 11 de dezembro e o resultado da primeira fase estará disponível no site oficial do HBU no dia 16 de dezembro.
A segunda fase do processo seletivo será composta pela análise de currículo e entrevista, que acontecerão nos dias 19 e 20 de dezembro. Durante a análise, serão considerados aspectos como a média final do histórico escolar, participação em monitorias, iniciação científica, ligas acadêmicas e projetos de extensão. A nota final do processo será composta pela soma ponderada das notas das duas fases, com peso 9 para a prova escrita e peso 1 para a análise de currículo e entrevista. O resultado final será homologado e divulgado no site do HBU no dia 15 de janeiro.
Para se inscrever, os candidatos devem acessar o site www.abhu.com.br, preencher o formulário digital e realizar o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 600. Os candidatos devem atender aos requisitos, como ter concluído ou estar em vias de concluir o curso de graduação em Medicina até a data da matrícula, ou apresentar diploma devidamente revalidado no Brasil.
Estrangeiros ou brasileiros formados no exterior precisam comprovar a regularidade da documentação exigida, como inscrição no Conselho Regional de Medicina e visto de permanência definitiva no país. Participantes do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab) poderão obter um acréscimo de 10% na nota final, desde que apresentem a devida comprovação.
Os médicos residentes selecionados terão direito a alojamento coletivo, mediante solicitação formal no início das atividades, e alimentação nos refeitórios do Hospital. A bolsa será concedida de acordo com a Portaria Interministerial nº 9/2013, sendo que os candidatos mais bem classificados em cada especialidade receberão as bolsas financiadas pelo MEC.
O HBU reforça que a inscrição implica na aceitação das condições descritas no edital, incluindo os prazos e requisitos para matrícula. Candidatos que não cumprirem os prazos ou não apresentarem a documentação exigida serão desclassificados. Para mais informações, os interessados devem consultar o edital completo disponível no site www.abhu.com.br.