Shoptime volta a funcionar depois de quatro dias offline
Nesta sexta-feira (25), o site da plataforma de e-commerce Shoptime, que pertence ao Grupo Americanas S.A., voltou a funcionar depois de ficar quatro dias offline como uma “medida de segurança” após um “acesso não autorizado” ao sistema da empresa.
O Shoptime se junta aos sites e aplicativos de outras duas marcas do grupo, a Americanas e o Submarino, que também ficaram fora do ar no último final de semana pelo mesmo motivo e voltaram na quarta (23).
Ainda na quarta, a Americanas emitiu um comunicado informando que está restabelecendo seus e-commerces de forma gradual. Afirmou ainda que foi vítima de um incidente de segurança, mas que “não há evidência de comprometimento das bases de dados”.
O problema teve início no último sábado (19), depois que a companhia registrou um “acesso não autorizado” em seus servidores. No dia seguinte, o Shoptime também ficou indisponível para os clientes, assim como os apps das marcas do grupo.
A Americanas também anunciou a ampliação dos horários de atendimento e de prazos para troca e assistência técnica de pedidos. A medida busca minimizar os prejuízos causados aos clientes das redes varejistas.
A empresa prometeu ainda entrar em contato com clientes que não receberam a confirmação de pedidos e que não se comunicaram com os canais de atendimento das lojas do grupo, além de admitir atrasos nas entregas das compras.
Ao longo da semana, diversos clientes se depararam com uma mensagem de erro nos sites das Lojas Americanas, Submarino e Shoptime, resultado de uma invasão sofrida no servidor do site.
Depois de muita espera, os sites finalmente voltaram ao ar na manhã desta quarta (23), mas de acordo com comunicado oficial das marcas, o retorno acontecerá de forma gradual. Até o momento em que está nota foi publicada, somente o site da Americanas voltou ao ar. Submarino e Shoptime ainda exibem mensagens sobre a invasão.
Uma invasão de segurança feita nos servidores do grupo Americanas S.A. acabou causando um transtorno imenso para os administradores do grupo e clientes.
Gerando a completa desativação dos sites Americanas, Submarino e Shoptime, a invasão se estendeu entre os dias 19 e 23 de fevereiro. Em comunicado oficial à imprensa o grupo afirma que:
Estamos restabelecendo gradualmente e com segurança os ambientes de e-commerce desde quarta–feira (23/02), suspensos em razão de incidente de segurança do qual fomos vítima entre os dias 19 e 20 de fevereiro. Não há evidência de comprometimento das bases de dados. As equipes continuam mobilizadas, com todos os protocolos de segurança, e atuarão para a retomada integral no mais curto espaço de tempo. A Companhia reforça que a segurança das informações é sua prioridade e que continuará mantendo o mercado, clientes e parceiros atualizados.
O incidente causou uma queda violenta no valor das ações da marca, algo parecido com o que aconteceu no ano passado quando o Facebook e demais serviços da Meta ficaram fora do ar.
Por enquanto, os clientes ainda podem experimentar alguns problemas ao navegar pelos sites, o que é normal, tendo em vista que eles ainda não fizeram a restauração completa.