MN Logo

12 anos. Mais de 102 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Brasil e Mundo
sáb. 13 jul. 2024
MEDICINA

Técnica de enfermagem do RS é condenada a 51 anos de prisão por tentar matar recém-nascidos

Vanessa Pedroso Cordeiro aplicou sedativos em 11 bebês de hospital em Canoas, em 2009; OUTRO LADO: advogado diz que ré tem transtornos mentais e precisa de tratamento e vai recorrer.
por Folhapress

A técnica de enfermagem Vanessa Pedroso Cordeiro, 40, foi condenada nesta sexta-feira (12) a 51 anos e 8 meses de prisão em regime inicialmente fechado por nove tentativas de homicídio qualificado. Ela poderá recorrer em liberdade.

Em 2009, Vanessa foi denunciada por injetar substâncias sedativas em 11 bebês na maternidade do hospital da Ulbra (Universidade Luterana do Brasil) em Canoas (RS), na região metropolitana de Porto Alegre.

O júri conduzido pelo juiz Diogo de Souza Mazzucatto Esteves, da 1ª Vara Criminal de Canoas, foi concluído na madrugada desta sexta. Os jurados consideraram a ré culpada em nove tentativas de homicídio qualificado -por uso de substância análoga a veneno e recurso que dificultou a defesa das vítimas. Em um dos casos ela foi absolvida, e outro foi desqualificado para lesão corporal.

De acordo com a denúncia do Ministério Público, Vanessa administrou medicamentos controlados, incluindo morfina e benzodiazepínicos, sem ordem médica, durante seu expediente. Os bebês tiveram problemas respiratórios e convulsões e foram internados na UTI neonatal.

A técnica de enfermagem foi detida em flagrante após policiais encontrarem uma seringa e medicamentos em seu armário. Ela ficou presa preventivamente por quase um ano.

Segundo informações do TJ-RS (Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul), o promotor Rafael Russomanno Gonçalves disse no julgamento que Vanessa agiu assumindo os riscos.

“Aqueles medicamentos têm lacre, rótulo, ela sabia o que estava aplicando. Ela sabia o que estava fazendo, tanto que todos os bebês tiveram os mesmos sintomas: ficaram moles, roxos, sem ar”, afirmou o promotor.

De acordo com Flávio de Lia Pires, advogado de Vanessa, a ré possui 12 transtornos mentais e precisa de tratamento médico, e não de prisão. Ele defendeu a absolvição da ré em ao menos seis das acusações, sustentando que não há elementos que indicam a presença das substâncias no organismo de todas as crianças que tiveram sintomas.

“No momento que ela praticava as condutas não tinha condições de se autodeterminar. Não conseguia conter os seus impulsos, disse. “Agiu fora da realidade, a ré nunca teve comportamento dentro da normalidade.”

O advogado disse que vai recorrer da sentença. Ele considera que se trata crime continuado (crimes da mesma espécie e cometidos em condições semelhantes) e criticou a soma das penas.

“A pena imposta à Vanessa não tem humanidade. Ela foi condenada a uma pena de 50 anos”, disse. “Foi feita a aplicação de um somatório de uma pena exacerbada.”

Em interrogatório, Vanessa disse que fez a aplicação dos medicamentos na boca dos bebês com uma seringa, mas não sabia indicar quais eram, nem o número de vítimas.

Ela argumentou ter praticado os crimes por desconhecer que sofria de um transtorno mental não tratado.

“Não conseguia parar de fazer [ministrar os remédios] mesmo sabendo que era errado. O que lembro é que nunca virei as costas para nenhuma delas [citando que auxiliou no socorro]”, disse

Ainda no interrogatório, Vanessa abordou situações traumáticas que teria enfrentado na infância e adolescência, como abuso sexual, automutilação e fuga da casa dos pais.

Ela também teria tentado suicídio depois do episódio com os bebês e alegou que foi diagnosticada em 2017 com síndrome de Münchhausen por procuração, transtorno em que um responsável forja ou atribui sintomas de doenças a crianças para obter simpatia. Segundo o TJ-RS, a psiquiatra que atende Vanessa afirma que as vítimas seriam as pessoas cuidadas pela ré.

Após análise para verificar a alegação de insanidade mental, Vanessa foi considerada semi-imputável pelo IPF (Instituto Psiquiátrico Forense), com perda parcial da compreensão da ilicitude e da capacidade de se autodeterminar.

***

POR CARLOS VILLELA

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Justiça recebe denúncia por homicídio, mas nega prisão de suposto mandante
  • 2
    PRF amplia interdição e fecha totalmente trecho da BR-153 em Marília
  • 3
    PF prende mulher condenada por facilitar tentativa de latrocínio em escola
  • 4
    DIG de Marília prende acusado de matar homem em estrada rural de Nóbrega

Escolhas do editor

VIOLÊNCIA
PF prende mulher condenada por facilitar tentativa de latrocínio em escolaPF prende mulher condenada por facilitar tentativa de latrocínio em escola
PF prende mulher condenada por facilitar tentativa de latrocínio em escola
ZONA NORTE
Justiça recebe denúncia por homicídio, mas nega prisão de suposto mandanteJustiça recebe denúncia por homicídio, mas nega prisão de suposto mandante
Justiça recebe denúncia por homicídio, mas nega prisão de suposto mandante
RODOVIAS
BR-153 segue interditada e não tem previsão de liberação em MaríliaBR-153 segue interditada e não tem previsão de liberação em Marília
BR-153 segue interditada e não tem previsão de liberação em Marília
RECICLA LEGAL
Reciclagem ganha força em workshop inédito e une setor em MaríliaReciclagem ganha força em workshop inédito e une setor em Marília
Reciclagem ganha força em workshop inédito e une setor em Marília

Últimas notícias

PF prende mulher condenada por facilitar tentativa de latrocínio em escola
Mega-Sena tem prêmio acumulado em R$ 8 milhões; sorteio é neste sábado
Ator e diretor teatral Juca de Oliveira morre aos 91 anos em São Paulo
Governo fiscalizou 1,1 mil postos de combustíveis para evitar abusos

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie