Taxistas de Marília passam por fiscalização contra fraude
Todos os taxistas de Marília deverão passar entre segunda (18) e quarta-feira (20) pela verificação periódica anual de taxímetro realizada pelo Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP).
A verificação é obrigatória e tem o objetivo de prevenir fraudes e garantir que os taxímetros estão calibrados. Veja abaixo como se prevenir.
A aferição é realizada das 9h às 12h e das 13h às 16h será na Avenida das Esmeraldas, altura do número 2.899, Jardim Tangará.
Os taxistas autuados por trafegar com o taxímetro irregular têm dez dias para apresentar defesa ao órgão.
Os taxistas devem precisam agendar horário de atendimento pelo site do Ipem-SP e emitir a Guia de Recolhimento da União(GRU) para o pagamento da taxa de verificação.
Sem a quitação da taxa e o agendamento online, a verificação não será realizada.
Documentos
Na data da verificação, o taxista ou o responsável pelo veículo deve apresentar alvará de estacionamento fornecido pela Prefeitura dentro do prazo de validade; certificado de registro e licenciamento de veículo (categoria aluguel); certificado de verificação do Ipem-SP, referente ao exercício de 2018; e GRU quitada.
Os serviços de reparo ou manutenção dos taxímetros deverão ser realizados pelas oficinas credenciadas pelo Ipem-SP devidamente autorizadas para a execução das atividades neste ano.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (14) 3433-1131 ou pessoalmente na Sede da Delegacia de Ação Regional do Ipem-SP em Marília, localizada à Avenida Carlos Gomes, número 36, no Centro.
Fique de olho
Para identificar se o taxímetro foi verificado pelo Ipem-SP, o consumidor deve observar a existência do lacre amarelo, que impede o acesso à regulagem do aparelho, e do selo do Inmetro com a frase “verificado até 2019”.
Caso o lacre esteja rompido, o consumidor não deve aceitar a corrida, pois o aparelho pode apresentar medição incorreta.
Em alguns casos poderão ser encontrados com a etiqueta “verificado até 2018”, pois, o instrumento pode ser que ainda não tenha sido verificado, devido ao cronograma conforme o alvará.
O consumidor que notar irregularidades ou tiver dúvidas pode realizar denúncia na Ouvidoria do Ipem-SP por meio do telefone 0800 013 05 22, ou por e-mail: [email protected].