Taxa de ocupação das UTIs se mantém estável em Marília
Marília chega ao final de semana com taxa estável de ocupação de leitos em unidades de terapia intensiva (UTI) na cidade, que acolhe também pacientes da região. Os dados foram divulgados pela Secretaria Municipal da Saúde.
Na segunda-feira (24) a ocupação estava em 74,29% dos leitos instalados. Nesta sexta-feira (28) fechou em 72,86%. O indicador foi determinante para a Prefeitura de Marília decidir, após a última reclassificação do Plano SP, “engavetar” lei municipal que poderia flexibilizar atividades não previstas na “fase 2 – laranja”.
No Hospital Beneficente da Unimar (HBU), nesta sexta, dos 26 leitos intensivos existentes, 25 estavam ocupados. A Santa Casa de Marília também segue pouco abaixo do limite: dos 18 reservados e específicos para pessoas com sintomas de Covid-19, em 14 havia pacientes.
As duas instituições são as primeiras referências para quem mora em Marília. Destes 42 leitos, 28 são credenciados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Já outros 14 estão sendo custeados por convênios ou particulares.
No Hospital das Clínicas o Estado instalou 26 leitos específicos para enfrentamento da pandemia. Nesta sexta-feira, 12 estavam ocupados.