Tarcísio mantém liderança em SP; Senado segue indefinido

A Paraná Pesquisas divulgou levantamento de opinião pública sobre a disputa ao Governo de São Paulo e ao Senado Federal nas eleições de outubro. A sondagem incluiu eleitores de Marília entre os 78 municípios pesquisados e aponta o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) novamente como o favorito ao Palácio dos Bandeirantes.
A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas pessoais, domiciliares e presenciais entre sexta-feira (6) e terça-feira (10). Ao todo, foram ouvidos 1.580 eleitores — 815 na região metropolitana de São Paulo e 765 nas demais regiões do Estado.
O grau de confiança é de 95%, com margem de erro de 2,5 pontos percentuais (p.p.). A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número SP-4650/2026.
O perfil dos entrevistados é majoritariamente feminino: 840 mulheres (53,2%) e 740 homens (46,8%), com idades entre 16 e mais de 60 anos. A maioria possui escolaridade até o ensino médio (1.128 ou 71,4%), enquanto 452 (28,6%) têm ensino superior.
Cenários eleitorais
Nos cenários para o Governo do Estado, Tarcísio lidera tanto na pesquisa espontânea quanto na estimulada, em confrontos com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT); o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB); e o ministro do Empreendedorismo e da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte, Márcio França (PSB).

De acordo com o levantamento, França venceria a disputa na ausência de Tarcísio, mas seria superado pelo atual prefeito da capital, Ricardo Nunes (MDB).

Em eventuais cenários de segundo turno, Alckmin e Haddad seriam derrotados por Tarcísio e por Ricardo Nunes, mas venceriam o atual vice-governador Felicio Ramuth (PSD), conforme a pesquisa estimulada.
Caso Tarcísio não dispute a reeleição, Ricardo Nunes aparece como o nome mais indicado na pesquisa estimulada.

Na disputa ao Senado, Fernando Haddad foi o mais citado na pesquisa espontânea, com 2,7% das menções, seguido por Capitão Derrite (PP), com 2,1%; Eduardo Bolsonaro (PL), com 1,8%; e Geraldo Alckmin, com 1,5%.
Na pesquisa estimulada, Haddad também lidera, com 36,5%, à frente da ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva (Rede), com 31,3%, e de Capitão Derrite, com 29,9%.
O levantamento também avaliou a gestão estadual. Segundo a Paraná Pesquisas, o governo Tarcísio é aprovado por 66,7% dos entrevistados e desaprovado por 29,4%.

A pesquisa representa um retrato do momento da opinião pública e pode sofrer alterações até as eleições de outubro. Tarcísio de Freitas, além da possível candidatura à reeleição no Estado, é citado como um dos nomes cotados para disputar a Presidência da República.