Tarcísio diz que Estado vai reformar os prédios da CDHU na zona sul

O governo paulista vai reformar os prédios do conjunto habitacional Paulo Lúcio Nogueira, conhecido como os “predinhos da CDHU”, em referência à Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado de São Paulo, localizado na zona sul.
A informação é do governador, Tarcísio de Freitas (Republicanos), concedida em coletiva de imprensa realizada após solenidade de entrega de novo bairro em Marília, na zona norte, na manhã do último sábado (28).
“Nós vamos corrigir os problemas estruturais que podem, inclusive, levar ao colapso. Então, tem como recuperar a estrutura? Tem como recuperar a estrutura. Nós vamos fazer isso? Vamos”, afirmou Tarcísio.
O governador não informou, no entanto, quando será iniciada a reforma. As 44 torres foram esvaziadas em julho do ano passado. Algumas delas poderiam cair a qualquer momento, segundo perícia contratada pela Justiça de Marília.
Ainda assim, conforme Tarcísio, os prédios poderão ser recuperados e habitados novamente. “A gente recupera a estrutura para depois trazer as pessoas de volta. Uma estrutura recuperada, íntegra”, afirmou.
Para o governador, o Estado estaria agindo “além do dever” por entender “que a responsabilidade é das pessoas” – no caso, dos moradores. “A gente não pode ter a CDHU responsável a vida toda por imóveis”, disse.
O conjunto habitacional começou a ser interditado em maio do ano passado. Após esvaziamento, os apartamentos foram alvo de vandalismo. Portas, janelas e instalações elétricas foram furtadas.
Os moradores dos predinhos da CDHU passaram a receber auxílio-moradia após a retirada do local. Em abril, a Justiça de Marília confirmou acordo em que o Estado se comprometeu a pagar o valor integral até dezembro deste ano.