Surto de Covid na Cozinha Piloto paralisa aulas
Uma ação de testagem em massa realizada pela Secretaria da Educação de Pompeia (distante 31 quilômetros de Marília) detectou um surto de Covid na Cozinha Piloto do município, nesta segunda (14).
Responsável por mais de 3.500 refeições diárias para a rede municipal e estadual, a Cozinha Piloto conta com 15 profissionais.
Até o início da tarde de ontem, mais da metade já havia testado positivo para a doença. As profissionais estavam assintomáticas e provavelmente não descobririam a infecção pelo vírus se não houvesse a testagem em massa.
A situação levou a Secretaria da Educação à decisão de interromper as atividades da Cozinha Piloto por sete dias.
Nesse período, sem as merendas, as aulas da rede municipal também serão interrompidas, mas serão repostas adequadamente já a partir do dia 21 de fevereiro.
“Precisamos tomar essa decisão em função desse surto na Cozinha Piloto que nos pegou de surpresa. A alta taxa de transmissão da variante ômicron é um desafio muito grande para todos nós da Educação. Mesmo com os protocolos de distanciamento e uso de máscaras, precisamos sempre monitorar a situação com testes periódicos para que as escolas não sejam celeiros do novo coronavírus. Mesmo com o avanço da vacinação, precisamos evitar que pessoas idosos e vulneráveis tenham contato com esse vírus, porque infelizmente as notícias mostram que pessoas voltaram a morrer por Covid-19”, conclui o secretário Adriano Nascimento.