Surto de Covid interrompe cruzeiro de réveillon com marilienses
Turistas de Marília, que passariam o réveillon a bordo do MSC Splendida no Rio de Janeiro, aguardam decisões e informações das autoridades sanitárias após a descoberta de um surto de Covid-19. Na madrugada desta quinta-feira (30), o transatlântico – que estava em Santa Catarina – teve que regressar ao Porto de Santos. Pelo menos 78 casos estão confirmados.
Entre os passageiros está um promotor de Justiça de Marília, que viaja com a família (quatro pessoas). Ao Marília Notícia, o membro do Ministério Público relatou ter tomado conhecimento que um grupo de pelo menos dez pessoas já teria desembarcado.
Os turistas, segundo o promotor, permanecem no navio, mas o destino é incerto. “Continuamos em Santos e não estamos recebendo informações. É muito estranho isso porque, para embarcar, todas as pessoas tiveram que apresentar testes negativos de Covid-19”, afirmou ao MN.
Segundo o morador de Marília, o clima a bordo é de “tranquilidade”, apesar da interrupção da programação e do controle na circulação.
ANVISA
Por volta das 15h desta quinta-feira (30), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu uma nota na qual informou que o MSC Splendida atracou no Porto de Santos no dia anterior após relatar a ocorrência de novos testes positivos de Covid-19 a bordo.
“Com o aumento do número de casos observados entre os tripulantes, foi realizada nesta terça-feira (28) uma fiscalização da embarcação pela Anvisa e pela Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina, por meio de sua unidade descentralizada de Vigilância Epidemiológica, integrante da Rede Cievs-SC, e das Vigilâncias Epidemiológica e Sanitária do município de Balneário Camboriú”, informou a agência.
Conforme recomendação constante no relatório investigativo de surto na embarcação emitido, ainda na terça-feira (28), a empresa foi notificada para que fosse realizada a testagem de 100% da tripulação.
Ao todo, foram identificados 51 tripulantes com teste positivo para Covid-19. Além dos tripulantes, testaram positivo 27 passageiros. Foram identificados, ainda, 54 contactantes, ou seja, pessoas que tiveram contato com casos positivados de Covid-19.
A agência informou que todas as 132 pessoas, casos positivos e contactantes, estão sendo desembarcadas de acordo com as regras dispostas na Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 574/2021 da Anvisa e com o plano de operacionalização elaborado pelo município de Santos e pelo Estado de São Paulo, que prevê o transporte dos viajantes em veículos específicos.
Após o desembarque, o monitoramento de todos os viajantes deve ser realizado pelos Centros de Informações Estratégicas em Saúde (Cievs) das localidades de destino.
A Anvisa informou ainda que, até o momento, não estão autorizados novos desembarques ou embarques e o navio deve permanecer atracado em Santos até a finalização da análise dos dados epidemiológicos pelas autoridades de saúde. A embarcação leva cerca de quatro mil pessoas a bordo.
Questionada de forma complementar pelo MN, a agência reiterou que “a investigação ainda está em curso” e completou: “neste momento não seria possível realizar levantamento acerca de origem de residentes em Marilia (SP) pois nossa equipe em terra precisa focar no trabalho in loco”.
A Vigilância Epidemiológica de Marília informou não ter sido comunicada de quantos marilienses estariam a bordo. O setor informou que aguarda mais informações, para a tomada de eventuais providências.
A reportagem do MN procurou a empresa MSC Cruzeiros, que ainda não se manifestou.