Superintendente do HC/Famema indica 3 filmes na Dicas da Semana
A coluna Dicas da Semana traz nesta quarta-feira (6) a indicação de três filmes feita pela superintendente do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília (HC/Famema), Paloma Libanio Nunes.
As sugestões são de longas-metragens lançados há poucos anos, entre 2016 e 2019, recheados de reflexão. Os três filmes podem ser considerados do gênero drama e contam com diretores de diferentes nacionalidades: americano, britânico e turco.
O objetivo da coluna é apresentar um pouco do gosto de marilienses notáveis e os leitores também podem participar, fazendo suas próprias indicações.
A Dicas da Semana tem duas edições semanais, todas as quartas e sextas-feiras. São dicas sobre livros, filmes, séries, cervejas, vinhos, viagens e muito mais. Acompanhe!
Milagre na Cela 7, dirigido por Mehmet Ada Öztekin
A trama turca narra a história de Memo, personagem que apresenta deficiência intelectual e vive com a filha Ova e sua avó. Após um acidente que causou a morte da filha de um militar, Memo é condenado à morte injustamente. O filme é emocionante e possibilita reflexões sobre as relações familiares e de amizade, injustiça, preconceito, compaixão e empatia.
https://www.youtube.com/watch?v=kipVc36vCTI
Até o último homem, dirigido por Mel Gibson
Este filme, baseado em fatos reais, traz a história do médico Doss, que serviu o exército durante a Segunda Guerra Mundial e que se recusava a pegar em uma arma para matar as pessoas, considerando seus princípios e traumas de infância. Durante uma batalha, Doss se arrisca no campo de combate, salva mais de 75 soldados e, por este motivo, é condecorado. A trama nos mostra a fidelidade do homem às suas convicções e princípios; a autoentrega, superando a exaustão, pelo amor ao próximo e a forma como o personagem busca trazer paz em meio à guerra.
A Cabana, dirigido por Stuart Hazeldine
A Cabana é um drama baseado no Best-Seller de mesmo nome escrito pelo canadense William P. Young. O filme narra a história de Mackenzie Allen Phillips, pai de uma garotinha de seis anos que misteriosamente desaparece. Tempo depois, são encontrados indícios de que sua filha foi violentada e morta em uma cabana nas montanhas. Por este motivo, o personagem é tomado pelo desespero e depressão, questionando a existência de Deus. Após receber uma carta o chamando para ir à cabana onde o crime teria acontecido, Mackenzie vai até lá e passa a viver experiências sobrenaturais que mudam sua vida e a forma como encara os acontecimentos. O filme é emocionante, traz exemplos de superação, perdão e fé e nos mostra como a dimensão espiritual é capaz de auxiliar no enfrentamento dos traumas e no sofrimento humano.