MN Logo

11 anos. Mais de 100 mil artigos.

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
sex. 02 fev. 2024
AEDES AEGYPTI

Marília está no limite da ‘situação de alerta’ para surto de dengue

Classificação vem após novo Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti.
por Alcyr Netto
Levantamento colocou Marília em situação de alerta para a dengue (Foto: Arquivo/MN)

A Superintendência de Controle de Endemias (Sucen) classificou Marília no limite da ‘situação de alerta’ para o risco de casos de dengue em 2024.

A classificação vem após o novo Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa), realizado agora em janeiro, com aumento de 62,5% em relação ao que foi feito no mês de outubro do ano passado.

O Índice de Breteau, usado para medição, ficou em 3,9%, enquanto em outubro havia apontado 2,4%. A medição diz respeito ao número de larvas do Aedes encontradas em relação aos imóveis vistoriados.

O novo índice aponta um risco real para surto de dengue neste ano. Algumas áreas do município apontam 6,0, número considerado muito alto.

O Ministério da Saúde, com base na Organização Mundial da Saúde (OMS), considera que índices inferiores a 1% indicam “condições satisfatórias”. De 1% a 3,9% é considerada “situação de alerta”. Quando acima de 3,9%, a infestação representa “risco de surto de dengue”. Com índice de 3,9%, Marília se encontra no limite da situação de alerta.

A cidade conta com cerca de 120 mil imóveis, o que torna muito difícil a vistoria em 100% deles. É que o ciclo de vida do mosquito formado, voando e picando, leva sete dias, não sendo possível visitar todos os 120 mil imóveis uma vez por semana.

Além do Breteau, o LIRAa também aponta o Índice Predial (número de imóveis com larvas por número de imóveis vistoriados), que atingiu 2,8%.

PERIGO

Em todo o ano passado, Marília confirmou 3.122 casos da doença, além de cinco mortes. No ano anterior, em 2022, foram 1.055, ou seja, o aumento em 2023 foi de 196%.

Neste ano, segundo dados da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde, já são 347 casos confirmados de dengue.

O mosquito Aedes aegypti é um inseto doméstico que se reproduz em água parada. As fêmeas depositam os ovos em locais com água acumulada. Estima-se que uma só fêmea possa espalhar ovos num raio de quase 1 km.

Em cerca de 10 dias, o ovo se torna mosquito adulto e começa a picar, para garantir sua sobrevivência, já que se alimenta do sangue humano. O ciclo de vida do mosquito é de cerca de 30 dias.

SINTOMAS

Os sintomas da dengue são febre alta com início súbito, forte dor de cabeça, perda de paladar e apetite, náuseas e vômitos, tonturas, extremo cansaço, manchas e erupções avermelhadas na pele semelhantes ao sarampo, moleza e dores musculares intensas, nas articulações e atrás dos olhos.

Faça parte do nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Homem morre baleado pela PM na madrugada em Marília
  • 2
    Destruição na Fazenda do Estado gera multa à moradora, após derrubada de árvores
  • 3
    Dupla armada invade casa, rende irmãos e foge com R$ 10 mil e relógio na zona norte
  • 4
    Homem em situação de rua bate no rosto e rouba pedestre no Centro de Marília

Escolhas do editor

HABEAS CORPUS
Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJDefesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ
Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ
EDUCAÇÃO
Marília cria programa que garante exame de vista a alunos do ensino fundamentalMarília cria programa que garante exame de vista a alunos do ensino fundamental
Marília cria programa que garante exame de vista a alunos do ensino fundamental
ZONA NORTE
Homem morre baleado pela PM na madrugada em MaríliaHomem morre baleado pela PM na madrugada em Marília
Homem morre baleado pela PM na madrugada em Marília
CENTRO DE COMPRAS
Marília Shopping anuncia 4ª expansão e confirma chegada das redes Soneda e Daiso em 2026Marília Shopping anuncia 4ª expansão e confirma chegada das redes Soneda e Daiso em 2026
Marília Shopping anuncia 4ª expansão e confirma chegada das redes Soneda e Daiso em 2026

Últimas notícias

Resultados do Enamed e do Revalida serão divulgados na próxima semana
Saques na poupança superam depósitos em R$ 2,85 bilhões em novembro
Quase 20% da população de favelas vivem em vias onde não passam carros
Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2025

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie