MN Logo

11 anos. Mais de 100 mil artigos.

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes
  • Colunas
  • Anuncie
Polícia
qui. 24 out. 2024
ATOS EM BRASÍLIA

STF ordena extradição de morador de Marília condenado por atos

Homem foi condenado a cumprir 14 anos de prisão em regime fechado por envolvimento nos atos de janeiro de 2023.
por Alcyr Netto
Rodrigo está de costas e usa tecido com várias bandeiras do Brasil (Foto: Divulgação)

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a extradição de Rodrigo de Freitas Moro Ramalho, condenado a cumprir pena de 14 anos de prisão em regime fechado por envolvimento nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023 em Brasília (DF). Ele aguardava julgamento em Marília, quando rompeu a tornozeleira eletrônica e fugiu. A suspeita é de que ele tenha deixado o país pela fronteira com a Argentina.

De acordo com despacho publicado no último dia 17 de outubro, Alexandre de Moraes determina a intimação da Advocacia-Geral da União (AGU) para que adote as providências necessárias para a extradição do morador de Marília.

A Embaixada do Brasil em Buenos Aires recebeu vários pedidos de extradição de brasileiros que participaram da tentativa de golpe de Estado, em 8 de janeiro de 2023, e fugiram para a Argentina.

Ramalho chegou a ficar sete meses preso logo após os atos em Brasília (DF). Somente pôde retornar para Marília com o uso de tornozeleira eletrônica. Após a condenação em maio deste ano, não se entregou e é considerado foragido.

O mandado de prisão em aberto contra Ramalho foi expedido no dia 23 de maio deste ano, com validade até o dia 29 de abril de 2036. Segundo o documento que pode ser acessado no Banco Nacional de Mandados de Prisão, ele é procurado para prisão preventiva decorrente de condenação. O mandado de prisão foi expedido pelo gabinete do ministro Alexandre de Moraes.

O réu está entre as mais de mil pessoas presas entre os dias 8 e 9 de janeiro, que tiveram concedida a liberdade provisória mediante a imposição de medidas cautelares. A Vara Única das Execuções Criminais de Marília chegou a comunicar o STF sobre a suspeita de violação às medidas cautelares impostas ao réu e apontou para descarga da bateria da tornozeleira eletrônica.

“Verifico que, ao permitir a descarga de bateria do dispositivo de monitoramento eletrônico, o réu desrespeitou medidas cautelares impostas nestes autos. Importante destacar que a possibilidade de restabelecimento da ordem de prisão foi expressamente consignada na decisão que substituiu a custódia por medidas cautelares diversas, no dia 7 de agosto de 2023”, afirma trecho do documento.

Rodrigo Ramalho, com tecido contendo bandeiras do Brasil nas costas, dentro do Palácio do Planalto (Foto: Divulgação)

OSSOS DE VIDRO

A dor desse drama não se limita a Rodrigo. A esposa dele e seus dois filhos carregam consigo um fardo pesado demais para os frágeis ossos que os sustentam. A mãe e as duas crianças são afetadas pela osteogênese imperfeita, popularmente conhecida como “doença dos ossos de vidro”.

A anomalia é caracterizada pela fragilidade e deformidades ósseas, o que leva à facilidade de fraturas. É uma doença de origem genética e considerada rara. A esposa e os filhos, um deles também autista, vivem sob a constante ameaça de fraturas, mesmo dentro do próprio lar.

Em ocasião anterior, o Marília Notícia tentou contato com a família de Ramalho, mas com medo de represálias, eles decidiram não dar novas entrevistas sobre o caso. No entanto, em entrevista anterior ao Portal Bureau de Comunicação, Rodrigo contou um pouco do drama com a prisão, após os atos.

Segundo o morador de Marília, a esposa de 34 anos, e seus dois filhos de 10 e 12 anos, devido à osteogênese imperfeita, sofrem com pequenos acidentes que resultam em fraturas de ossos, mesmo dentro de casa. Conforme Ramalho, a mulher já teve mais de 20 fraturas, assim como o filho mais novo. O filho mais velho já sofreu 10 fraturas.

A doença interfere nos tecidos dos órgãos do corpo e coloca em risco o rompimento das artérias, além de apresentar o problema de ossos quebradiços. A partir dos 30 anos, também pode começar a degeneração da audição.

Além de ter “ossos de vidro”, o filho mais novo é autista e toma remédio para tratamento. A Procuradoria Geral da República chegou a notificá-lo por ter saído de sua residência em um sábado para comprar remédio. Sua justificativa foi aceita pelo STF. Na ocasião, Rodrigo correu o risco de ter sido novamente preso.

TIRO DE GUERRA EM MARÍLIA

Ao portal, ele contou que insatisfeito com o desfecho das eleições de 2022, passou a frequentar o “QG de patriotas”, acampamento montado por bolsonaristas em frente ao Tiro de Guerra de Marília, situado na zona norte da cidade.

Influenciado por outras pessoas, Ramalho decidiu ir para Brasília em uma manifestação política no início de janeiro de 2023, acreditando, segundo ele, que seria pacífica e ordeira, como outras que já havia participado, mas nada foi como o esperado. Ele ficou preso em Brasília, atrás das grades por sete meses.

“Não quero voltar para o presídio. Não é lugar para mim. Uma pessoa que nunca cometeu qualquer crime, que sempre arcou com os seus compromissos, cuidou de sua família, não pode ser tratado dessa forma pelo Estado Brasileiro. Desde que voltei da prisão em Brasília, tento aproveitar ao máximo a minha família, mas tenho um sentimento de desespero. Eu confesso que prefiro morrer a voltar para o presídio”, finaliza Ramalho em entrevista para o Bureau de Comunicação.

Faça parte do nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Homem morre baleado pela PM na madrugada em Marília
  • 2
    Destruição na Fazenda do Estado gera multa à moradora, após derrubada de árvores
  • 3
    Marília lidera ranking nacional de demanda por profissionais do sexo
  • 4
    Dupla armada invade casa, rende irmãos e foge com R$ 10 mil e relógio na zona norte

Escolhas do editor

HABEAS CORPUS
Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJDefesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ
Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ
EDUCAÇÃO
Marília cria programa que garante exame de vista a alunos do ensino fundamentalMarília cria programa que garante exame de vista a alunos do ensino fundamental
Marília cria programa que garante exame de vista a alunos do ensino fundamental
ZONA NORTE
Homem morre baleado pela PM na madrugada em MaríliaHomem morre baleado pela PM na madrugada em Marília
Homem morre baleado pela PM na madrugada em Marília
CENTRO DE COMPRAS
Marília Shopping anuncia 4ª expansão e confirma chegada das redes Soneda e Daiso em 2026Marília Shopping anuncia 4ª expansão e confirma chegada das redes Soneda e Daiso em 2026
Marília Shopping anuncia 4ª expansão e confirma chegada das redes Soneda e Daiso em 2026

Últimas notícias

Resultados do Enamed e do Revalida serão divulgados na próxima semana
Saques na poupança superam depósitos em R$ 2,85 bilhões em novembro
Quase 20% da população de favelas vivem em vias onde não passam carros
Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2025

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie