MN Logo

11 anos. Mais de 100 mil artigos.

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes
  • Colunas
  • Anuncie
Brasil e Mundo
sex. 17 abr. 2020

SP distribui material para aulas à distância

por Agência Estado

O governo do Estado de São Paulo vai distribuir kits de materiais impressos aos 3,5 milhões de alunos da rede estadual e também para estudantes de 470 escolas municipais.

As apostilas, livros paradidáticos e gibis da Turma da Mônica custaram, segundo o governador João Doria (PSDB), R$ 19,5 milhões. Além disso, há um material destinado aos pais e responsáveis, orientando como estudar em casa durante o período de suspensão das aulas presenciais por conta da pandemia do novo coronavírus.

A Secretaria da Educação antecipou as férias e recesso escolar no dia 23 de março como forma de evitar a propagação do coronavírus. As aulas serão retomadas no dia 27 de abril, data em que começa a distribuição do material escolar.

Os alunos deverão retirar os materiais nas escolas, de forma escalonada. O calendário ainda será divulgado. A distribuição para os cerca de 10% de alunos que moram em áreas rurais será feita por meio do transporte escolar regular.

De 22 a 24 de abril, professores receberão formação com orientações sobre a forma de ensino durante o período de suspensão das aulas presenciais.

A Associação Brasileira de Escolas Particulares (Abepar) emitiu um comunicado indicando a possibilidade de antecipação de parte das férias de julho para maio.

O restante do recesso de 30 dias ficaria para outro período do ano, em razão do isolamento social. “Caberá a cada associada encontrar a solução mais adequada”, comunicou o órgão.

Apesar da sugestão, a Abepar reconhece que a manutenção do calendário oficial, com a continuidade do ensino a distância em maio e as férias em julho, é “perfeitamente recomendável” para algumas das suas escolas associadas.

A associação abrange 23 instituições privadas, como Bandeirantes, Móbile, Pentágono, Santa Cruz e Vera Cruz.

Adaptação

“Não há uma solução única capaz de dar resposta adequada às realidades e às demandas das diferentes comunidades escolares envolvidas. Diante disso, é necessário adotarmos uma estratégia flexível que permita a cada escola atender a sua comunidade da forma mais satisfatória possível”, disse a associação das particulares em seu informativo.

O comunicado de ontem corrobora com o que disse o diretor da Abepar, Mauro Aguiar, no fim de março. O órgão previa a continuidade do ensino a distância nos meses de abril, maio e junho, com a manutenção das férias em julho e o retorno das aulas presenciais em agosto. “Vamos seguir essa linha e terminar o semestre”, afirmou Aguiar na época.

O Ministério da Educação autorizou o ensino a distância de instituições federais em 18 de março, há cerca de um mês, por meio de publicação no Diário Oficial da União.

A entidade liberou a substituição de disciplinas presenciais por aulas que utilizem meios e tecnologias de informação e comunicação em cursos que estão em andamento.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Chuvas derrubam muro, alagam vias e causam transtornos em Marília
  • 2
    Cantor é preso por descumprir protetiva e agredir ex-esposa em condomínio
  • 3
    Escolas ficam alagadas, distritos isolados e ruas com danos após chuvas
  • 4
    Morador de Oriente é encontrado morto dentro de casa após dois dias sem notícias

Escolhas do editor

TEMPO
Escolas ficam alagadas, distritos isolados e ruas com danos após chuvasEscolas ficam alagadas, distritos isolados e ruas com danos após chuvas
Escolas ficam alagadas, distritos isolados e ruas com danos após chuvas
FESTAS
Programação do Natal Iluminado segue até 21 de dezembro em MaríliaProgramação do Natal Iluminado segue até 21 de dezembro em Marília
Programação do Natal Iluminado segue até 21 de dezembro em Marília
PODER LEGISLATIVO
Câmara de Marília aprova Orçamento 2026 e pacote de projetosCâmara de Marília aprova Orçamento 2026 e pacote de projetos
Câmara de Marília aprova Orçamento 2026 e pacote de projetos
PADRE NÓBREGA
‘Sem acesso, sem água e sem socorro’, diz morador da zona rural de Marília‘Sem acesso, sem água e sem socorro’, diz morador da zona rural de Marília
‘Sem acesso, sem água e sem socorro’, diz morador da zona rural de Marília

Últimas notícias

Polícia faz ação em São Paulo contra agressores sexuais de crianças
Número de nascimentos cai 5,8% em 2024; sexto recuo consecutivo
Inflação que reajusta o salário mínimo fecha em 4,18%, apontam dados do IBGE
Ruptura de adutora pode afetar abastecimento na zona leste de Marília

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2025

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie