MN Logo

12 anos. Mais de 102 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
+ Notícias
qua. 03 set. 2025
EDUCAÇÃO

‘Sou casado com uma preta’, rebate professor acusado de injúria racial

Docente acusado de injúria racial dentro de sala de aula falou com exclusividade ao Marília Notícia.
por Rodrigo Viudes
Escola Estadual Professora Oracina Correa de Moraes Rodine, onde caso foi registrado (Foto: Arquivo)

O professor acusado de injúria racial pela família de um estudante de 13 anos da Escola Estadual Oracy Corrêa Morais Rodine, do Jardim América, zona oeste, falou publicamente pela primeira vez sobre o caso. O homem foi demitido pela Secretaria de Estado da Educação, como publicou o Marília Notícia.

Em entrevista exclusiva ao MN, o docente – que prefere não se identificar – admitiu ter cometido o erro, mas disse que foi um mal-entendido. Segundo o boletim de ocorrência registrado pela família, o professor falou “senta, seu africano” para o aluno em sala de aula.

O caso, que teria ocorrido em 13 de agosto, tornou-se público apenas no fim do mês após a divulgação do caso e cobrança do MN de posicionamento por parte da Educação estadual. Na segunda-feira (1º), o professor foi comunicado da extinção de seu contrato temporário.

O docente argumentou ao MN que utilizava exemplos para contextualizar conteúdos didáticos. “O episódio relatado trata-se de um mal-entendido. Em nenhum momento tive a intenção de ofender ou discriminar o aluno”, disse.

“Sou casado com uma preta. E aí, sou preconceituoso?”, frisou o professor. Segundo ele, essa relação pessoal provaria que ele não teria atitudes discriminatórias. “Vim morar em Marília por causa dela. Amo minha esposa, e é irônico dizer que eu, casado com uma mulher preta, seria racista”, afirmou.

O professor encaminhou à reportagem carta apresentada à escola em que reafirma não ter tido a intenção de ofender o estudante. “Repúdio qualquer forma de racismo, injúria racial, preconceito ou discriminação. Como profissional, sempre prezo pelo respeito e ética”, escreveu.

Ele também relatou ao MN ter solicitado à direção a convocação dos pais do aluno por causa de supostos problemas de comportamento em sala, mas não foi atendido. “Nunca tive voz, simplesmente não tive direito de explicar”, declarou.

Ex-vendedor do ramo agropecuário, o professor havia iniciado sua nova carreira há menos de três meses “por amor à educação”, influenciado também pela esposa que é professora concursada. “Escolhi essa carreira por valores, pela chance de formar cidadãos e por uma vida simples, com fins de semana livres e férias em família”, completou.

Segundo o professor, a demissão o deixou sem trabalho e em estado de depressão. “Nem sei porque acabaram com o meu contrato. O diretor ligou e simplesmente falou que foi extinto”, afirmou. “Só queria voltar para o magistério e exercer a profissão”, concluiu.

Faça parte de nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Homem reage a assalto e fica ferido no pescoço durante roubo na zona sul
  • 2
    Professor é preso após invadir contramão e provocar acidente alcoolizado
  • 3
    Pé de maconha e droga fracionada levam dois para a prisão na zona norte de Marília
  • 4
    Motorista é preso após ameaçar matar esposa com caco de vidro

Escolhas do editor

CIDADE
Licitação reduz custo de reforma de praça em Padre NóbregaLicitação reduz custo de reforma de praça em Padre Nóbrega
Licitação reduz custo de reforma de praça em Padre Nóbrega
CONDOMÍNIOS
História de superação traz a Marília administradora criada em BotucatuHistória de superação traz a Marília administradora criada em Botucatu
História de superação traz a Marília administradora criada em Botucatu
PODER LEGISLATIVO
Câmara vota projeto que recompensa denúncia de descarte irregularCâmara vota projeto que recompensa denúncia de descarte irregular
Câmara vota projeto que recompensa denúncia de descarte irregular
Mega Festival da Honda Lago-San oferece bônus e taxa zero em MaríliaMega Festival da Honda Lago-San oferece bônus e taxa zero em Marília
Mega Festival da Honda Lago-San oferece bônus e taxa zero em Marília

Últimas notícias

Apesar de derrota, MAC depende de si para garantir vice-liderança no campeonato
Bolsonaro apresenta melhora clínica, mas segue internado em UTI
Prazo para enviar declaração do IR começa na próxima segunda-feira
Mercado financeiro estima redução da Selic em 0,25 ponto esta semana

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie