‘Sorria Marília’ ensina prevenção com teatro, exposição e expressão
A Semana de Atenção à Saúde Bucal de Marília, que completa 20 anos em 2019, promove intensas atividades até esta sexta-feira (29) em unidades de saúde, escolas e outros espaços de convivência. A maior concentração da semana, entretanto, aconteceu quarta-feira (27), durante o “Sorria na Comunidade”.
A anfitriã foi a APCD (Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas). O público, crianças e adolescentes atendidos pelas unidades do Cras (Centro de Referência em Saúde Bucal) e Casas do Pequeno Cidadão. Além da associação, neste ano a campanha é apoiada pela Unimar, Uniodonto, Unimed e Life Fibra.
“O Sorria Marília atingiu diversas faixas etárias, entrou em novos espaços, conversou com pessoas muito especiais, criativas e que necessitavam de mais informações sobre a saúde bucal. Ficamos maravilhados com o resultado”, disse a cirurgiã dentista, Gláucia Regina Raful Sacomani, encarregada de Saúde Bucal do município.
Ela explica que a “dobradinha” Saúde-Educação foi consolidada ao longo dos anos. Nesta edição do Sorria Marília, saúde municipal deu início ao intercâmbio com a Assistência Social. O resultado foi o aumento da população impactada.
Os assistidos nos Cras e Casas do Pequeno Cidadão receberam as visitas dos dentistas, na fase preparatória da campanha. Nas oficinas, foram instruídos sobre escovação, uso do fio dental e outros aspectos da saúde bucal.
“Eles mesmos prepararam as apresentações, ou seja, aplicaram o aprendizado. Hoje (quarta) o que vimos foi um festival de talentos, de alegria e espontaneidade. Como resultado, esperamos que pratiquem bons hábitos e multipliquem informação”, disse a cirurgiã-dentista Milena Guerreiro Marini, que coordena o Programa ao lado de Gláucia.
Após exibição de teatro (acadêmicos do 3º ano de Odontologia da Unimar), exposições de pinturas e painéis, e performances de expressão corporal, as crianças e adolescentes participaram de atividades físicas e macroginástica com a equipe do Nasf (Núcleo de Apoio ao Programa Saúde da Família) e Agentes Comunitários de Saúde.
“Agradecemos imensamente aos novos e tradicionais parceiros. Estamos convictos de esse engajamento resultará em mais qualidade de vida da população porque, apesar de ser um clichê, é uma grande verdade: a saúde começa pela boca”, finalizou Gláucia.