Sorria Marília é retomado e 21ª edição ocorre na próxima semana
A administração do prefeito Daniel Alonso (sem partido) retoma na próxima semana o Programa Sorria Marília.
Realizado no município desde 1999, mas temporariamente suspenso em virtude do isolamento determinado pelo enfrentamento da Covid-19, o incentivo à saúde bucal dos estudantes da rede municipal e seus familiares está agora de volta.
“Realizaremos na próxima quinta-feira (30), às 10h, a solenidade de abertura oficial do Sorria Marília 2023. A cerimônia é uma formalidade para marcar a retomada da campanha, mas as ações preventivas e de orientações estarão ocorrendo em toda nossa rede a partir de segunda-feira (27)”, orienta o prefeito Daniel Alonso.
A iniciativa reúne profissionais de saúde e educadores, ou seja, é uma campanha com articulação das Secretarias Municipais de Saúde e de Educação. A meta é levar a mensagem da relevância da saúde bucal para as 18.927 crianças matriculadas nas Emeis (8.607 alunos) e Emefs (10.320 alunos) neste ano letivo.
Conforme explica a cirurgiã-dentista Milena Guerreiro Marini, encarregada pela Saúde Bucal no município, além das quase 19 mil crianças que a campanha pretende envolver, o Sorria Marília espera que a mensagem chegue também aos familiares dos estudantes e toda a comunidade escolar.
“Estima-se que a campanha de 2023 alcançará mais de 100 mil pessoas de forma indireta. E, claro, esperamos que toda a população mariliense receba a nossa mensagem”, contextualiza Milena.
De forma lúdica e criativa, a Saúde e a Educação pretendem transmitir a essencialidade dos cuidados com a saúde bucal das crianças e, por fim, de toda comunidade.
O programa vai distribuir para os estudantes da rede municipal porta-escova, escova de dente e creme dental. “Preparamos 20 mil kits para as crianças atendidas do berçário, das Emeis, ao 5º ano das Emefs”, informou a encarregada da Saúde Bucal e cirurgiã-dentista.
O Programa Sorria Marília integra o calendário de eventos oficiais do município, sendo reservada a última semana de março para as atividades lúdicas e criativas relacionadas à promoção e prevenção bucal. “Entendemos que nossas crianças são multiplicadoras das informações que o Sorria Marília difunde. Sabemos, também, que saúde bucal reflete na autoestima, numa qualidade de vida melhor e até mesmo no melhor rendimento escolar”, assegura Milena Guerreiro Marini.
O prefeito Daniel Alonso reitera o compromisso da gestão com a plena qualidade de vida das famílias e a proteção às crianças. “Uma infância feliz é também uma infância com uma saúde bucal em dia. Por isso mesmo, fizemos questão de retomar agora em 2023 o excelente Programa Sorria Marília”, conclui o prefeito.
O lançamento da 21ª edição do Programa Sorria Marília ocorre às 10h da próxima quinta-feira (30), na Emei Chapeuzinho Vermelho, localizada na rua Paulino da Silva Lavandeira, 529, no Jardim Fragata.