MN Logo

11 anos. Mais de 100 mil artigos.

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
sex. 16 ago. 2024
SAÚDE

Sob o comando do médico Paulo Grippa, Clínica Obesity devolve autoestima a pacientes

Especializada no tratamento da obesidade e em cirurgias bariátricas, a Clínica Obesity tem desempenhado importante papel aos pacientes de Marília e de toda a região.
por Alcyr Netto
Médico Paulo Grippa comanda a Clínica Obesity em Marília (Foto: Lula Bastos/Marília Notícia)

Especializada no tratamento da obesidade e em cirurgias bariátricas, a Clínica Obesity tem desempenhado importante papel aos pacientes de Marília e de toda a região. Sob o comando do renomado médico Paulo Grippa, o espaço é referência também em cirurgia laparoscópica.

Questão de saúde pública, a obesidade afeta parcela significativa da população, e traz consigo uma série de complicações associadas como a diabetes do tipo 2, hipertensão, doenças cardiovasculares e problemas articulares.

O médico Paulo Grippa é especialista com 28 anos de prática médica e uma formação sólida na área de cirurgia geral e do aparelho digestivo. Formado pela Famema, Grippa continuou seus estudos com residência e especialização em cirurgia geral no renomado Hospital Andaraí, no Rio de Janeiro. Além disso, sua especialização em cirurgia do aparelho digestivo também foi concluída na Famema e a especialização em cirurgia laparoscópica no Sírio Libanês, em São Paulo.

Médico Paulo Grippa faz média de 50 bariátricas por mês apenas pelo SUS (Foto: Lula Bastos/Marília Notícia)

Além da cirurgia bariátrica que ajuda o paciente a alcançar um peso saudável, o procedimento pode melhorar significativamente a qualidade de vida e longevidade do indivíduo. A perda de peso também pode reduzir ou até mesmo eliminar comorbidades relacionadas à obesidade, como a hipertensão e diabetes.

Para o médico Paulo Grippa, integrante da Sociedade Americana de Cirurgia Bariátrica e da Sociedade Americana de Cirurgia Laparoscópica, que também é pré-candidato a vereador pelo MDB, a cirurgia bariátrica muda a vida das pessoas, reduzindo problemas de saúde e aumentando a autoestima dos pacientes.

“A cirurgia também tem um caráter humano. Tem muita gente que me encontra nos mais diversos lugares, sempre agradecendo pela mudança de vida que tiveram após a cirurgia. Isso me trouxe outra visão de vida. Realmente muda a vida das pessoas”, reitera o médico.

Grippa explica que a cirurgia bariátrica não deve ser vista como tratamento alternativo, mas como parte de uma estratégia para trazer os melhores resultados para os pacientes.

“Quando a pessoa atinge um certo grau de obesidade, o que traz o melhor resultado é a bariátrica. Todas as terapias são complementares. Se operar e não manter uma dieta, atividade física ou estabilizar psicologicamente, a cirurgia não vai funcionar. Ela é um instrumento a mais, que vai ajudar a fazer dieta, fazer atividade e vai perder mais peso”, explica o especialista.

Paulo Grippa se prepara para cirurgia em Marília (Foto: Divulgação)

O médico realiza procedimentos cirúrgicos inovadores com foco em tratamentos de obesidade. Ele é coordenador da residência médica em Cirurgia do Aparelho Digestivo do Hospital Beneficente Universitário (HBU) e coordenador do serviço de cirurgia bariátrica do SUS do HBU.

“Eu faço cerca de 50 cirurgias por mês apenas pelo SUS. Se levarmos em consideração que o número de pessoas com obesidade cresce a cada dia, o número de cirurgias poderia ser bem maior. Acho que sou o [médico especialista] que mais faz cirurgias por vídeo, uma vez que o SUS não paga por esse tipo de cirurgia. Convenci a Márcia [superintendente do HBU] que isso nos traria um retorno e hoje temos conseguido muitas verbas parlamentares por causa desse trabalho”, revela o médico.

Paulo Grippa conta que, apesar de ter um bom relacionamento com diferentes órgãos, inclusive com o Legislativo nas esferas estaduais e federais, nem sempre consegue retorno na Secretaria Municipal da Saúde.

“Percebi essa diferença no município e decidi, depois de 50 anos, me lançar na política. Meu objetivo é melhorar a saúde da população e tenho muitas ideias sobre o que fazer. Temos 60% da nossa população com obesidade. Ninguém olha para isso. Não percebem que diabetes e hipertensão estão ligados à obesidade. Não temos equipe olhando para isso, pois não sabem como fazer. Eu sei como fazer e legislar nesse assunto e, por isso, decidi buscar uma vaga na Câmara”, relata Grippa.

Sobre as cirurgias bariátricas feitas na Clínica Obesity, o médico especialista afirma que a maior parte é feita apenas reduzindo o tamanho do estômago, sem desvios no intestino, com os alimentos passando pelas regiões que mais absorvem. Outro tipo, com desvio de intestino, também é feito, mas cada caso é diferente e exige uma abordagem específica.

Médico Paulo Grippa é pré-candidato para vereador pelo MDB em Marília (Foto: Lula Bastos/Marília Notícia)

“Atendemos particulares e pacientes de convênios no meu consultório. Vamos avaliar a necessidade, individualizando cada caso. O paciente passa por uma preparação e acompanhamento de equipe multidisciplinar, com nutrólogo, psiquiatra, fisioterapeuta, endocrinologista e cardiologista. A pessoa passa por vários exames até a realização da cirurgia, que vai levar entre 30 a 60 dias, no melhor dos cenários”, contextualiza.

Após a cirurgia, o paciente passa as quatro primeiras semanas com dieta líquida, que começa a evoluir em consistência. O processo de ingestão pode levar cerca de um ano para voltar ao normal. A faixa de idade indicada para a realização da bariátrica é entre 18 e 65 anos.

Há 10 anos, Grippa conta que ele mesmo precisou passar por uma bariátrica. Segundo o especialista, o procedimento mudou definitivamente sua vida e seu olhar para a questão.

“Operei porque estava doente, com diabetes e hipertensão. Quando fiz um ano de operado, fiquei assustado. Vi meu ganho na questão da pressão e diabetes, mas também mudou muito a minha autoestima. Eu podia comprar uma calça, entrar em um avião. Comecei a me sentir mais bonito. Tive um grande ganho na qualidade de vida e de me sentir bem. Quando eu percebi isso, minha visão mudou e passei em levar isso em consideração. A cirurgia muda a vida da pessoa”, reitera Grippa.

Paulo Grippa se preparando para cirurgia bariátrica em Marília (Foto: Divulgação)

SERVIÇO

A Clínica Obesity funciona na avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, 743, em Marília. Os interessados podem procurar a clínica de segunda a sexta, das 8h às 18h.

O telefone para contato é o (14) 3316-9732. Mais informações podem ser obtidas no site drpaulogrippa.com.br ou pelo Instagram @drpaulogrippa.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Homem morre baleado pela PM na madrugada em Marília
  • 2
    Marília lidera ranking nacional de demanda por profissionais do sexo
  • 3
    Destruição na Fazenda do Estado gera multa à moradora, após derrubada de árvores
  • 4
    Dupla armada invade casa, rende irmãos e foge com R$ 10 mil e relógio na zona norte

Escolhas do editor

HABEAS CORPUS
Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJDefesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ
Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ
EDUCAÇÃO
Marília cria programa que garante exame de vista a alunos do ensino fundamentalMarília cria programa que garante exame de vista a alunos do ensino fundamental
Marília cria programa que garante exame de vista a alunos do ensino fundamental
ZONA NORTE
Homem morre baleado pela PM na madrugada em MaríliaHomem morre baleado pela PM na madrugada em Marília
Homem morre baleado pela PM na madrugada em Marília
CENTRO DE COMPRAS
Marília Shopping anuncia 4ª expansão e confirma chegada das redes Soneda e Daiso em 2026Marília Shopping anuncia 4ª expansão e confirma chegada das redes Soneda e Daiso em 2026
Marília Shopping anuncia 4ª expansão e confirma chegada das redes Soneda e Daiso em 2026

Últimas notícias

Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ
Dupla armada invade casa, rende irmãos e foge com R$ 10 mil e relógio na zona norte
Homem em situação de rua bate no rosto e rouba pedestre no Centro de Marília
Marília cria programa que garante exame de vista a alunos do ensino fundamental

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2025

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie