Daniel tenta diminuir desgaste e diz que irá estudar subsídio para ônibus
O prefeito Daniel Alonso (sem partido) realizou uma transmissão ao vivo em sua redes sociais, na noite desta quinta-feira (14), anunciando que fará um estudo técnico para viabilizar um subsídio das tarifas do transporte público.
Ele rebateu críticas e partiu para o ataque contra o deputado Vinicius Camarinha (PSDB) e seu pai, o ex-prefeito Abelardo Camarinha (Podemos), afirmando que pegou a Prefeitura de Marília quebrada e que a cidade “só perdia para a Venezuela e o Rio de Janeiro”.
Durante a live, Daniel Alonso estava acompanhado do assessor especial Alysson Alex, que é pré-candidato à Prefeitura, do chefe de gabinete Levi Gomes, e do secretário da Fazenda de Marília, Ramiro Bonfietti.
Alonso atacou seu antecessor na Prefeitura de Marília, o deputado Vinicius Camarinha, que conseguiu na Justiça a redução da tarifa de ônibus. Ele classificou a ação, que teve como resultado a suspensão do aumento, como aventura jurídica.
“Temos que conviver com uma quadrilha, no mínimo, artistas de teatro. Hoje pai e filho, Abelardo e Vinicius, brigando por palanque político, usando o judiciário para fazer palanque político e brigando pela paternidade da ação, que é uma aventura jurídica, que vai do nada para lugar nenhum, como sempre fizeram, menosprezando a nossa inteligência. Vocês já deram a derrota para eles em 2016 e 2020. Teatro a população de Marília não suporta mais”, diz Daniel Alonso.
Era grande a expectativa pelo possível anúncio da redução da tarifa de ônibus, por meio de subsídio municipal para as empresas, possibilitando a diminuição do preço pago pelas viagens nos coletivos em Marília, mas o prefeito começou falando sobre a dívida da cidade.
Alonso afirmou que o antecessor na Prefeitura mentia nos números divulgados e que teria conseguido reduzir a dívida.
Como o Marília Notícia mostrou em reportagem, a dívida do município atingiu no fim do ano passado o montante de R$ 1,3 bilhão.
Daniel Alonso afirmou que a ação na Justiça de Marília para impedir o aumento da tarifa teria sido uma ‘aventura jurídica’. Ele explicou que a tarifa técnica de Marília seria a menor do Estado de São Paulo.
Segundo o chefe do Executivo, a tarifa técnica do transporte coletivo na capital paulista custa R$ 10,40, mas com subsídios totalizando R$ 7 bilhões por ano, o passageiro paga R$ 4,40. Já em Ribeirão Preto, que também conta com o subsídio, a tarifa técnica seria de R$ 7,50, caindo para R$ 5,00.
Alonso afirmou que há mais de três anos as empresas estão pedindo para que fosse autorizado o reajuste. Eles teriam solicitado inicialmente uma passagem de R$ 8,10, mas o valor ficou em R$ 5,75.
“Não é como o IPTU que existe indexador. É uma planilha. Eles colocam o custo dos pneus, oficina, mecânico, salários, dividem pelo número de passageiros transportados e chegam em um valor. Nossa tarifa técnica não é a mais cara como dizem. É a mais barata”, conta o prefeito.
Daniel Alonso terminou a live prometendo estudar uma maneira de garantir um subsídio, para não precisar aumentar a tarifa, mas não revelou qual seria o valor desse subsídio por passagem, nem quando esse estudo seria finalizado.
OUTRO LADO
O ex-prefeito Abelardo Camarinha afirmou que “Daniel está desequilibrado, desorientado, faliu a cidade”.
O deputado estadual Vinicius Camarinha afirmou que “ao invés de fazer live, o prefeito deveria trabalhar”.
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