Situação do almoxarifado da Saúde é discutida dia 25
Ofício publicado na edição do Diário Oficial do Município de Marília (Domm), deste sábado (21), traz a convocação de uma reunião plenária entre os membros do Conselho Municipal de Saúde (Comus), no próximo dia 25, para tratar a situação do almoxarifado de medicamentos da pasta.
Como já adiantado pelo Marília Notícia, no último encontro, os conselheiros do órgão deliberativo aprovaram a apresentação de diversos relatórios, que apontam que o setor funciona em instalações precárias.
Na próxima quarta-feira, das 17h às 19h, por videoconferência, eles devem obter – entre outras pautas – informações sobre as providências tomadas pelo Comus em relação ao que é chamado de sub-almoxarifado da Saúde.
O Conselho apresentou ao Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP) denúncia que aponta reiterados pedidos – desde 2019 – para que fossem adotadas medidas por parte da pasta municipal.
No prédio em que o almoxarifado está instalado, foram constatas diversas goteiras, falta de ventilação adequada, presença de pombos, bolor, caixas empilhadas de forma incorreta, pisos quebrados e outras irregularidades. Uma empilhadeira estaria quebrada há mais seis anos.
Na última reunião, a apresentação da denúncia ao MP foi aprovada por 14 votos favoráveis contra três abstenções. Para ser acatada, bastaria que a indicação fosse aprovada pela maioria simples, 11 votos (1/3).
Na ocasião, em nota, a Prefeitura tinha informado que “as melhorias solicitadas já foram repassadas para o proprietário do prédio. Lembrando que o lugar abriga mais setores de outras secretárias e, no que se trata sobre medicamentos, a Secretaria da Saúde informa os produtos estão sob paletes, bem armazenados e organizados.”
Sobre os pombos, a administração disse que “já foi assinado contrato com a empresa responsável por controle de pragas (pombos).”