Sistema para gestão do estoque da Saúde vai custar R$ 10,7 milhões
Foi publicado decreto no Diário Oficial do Município de Marília (Domm) desta quarta-feira (8) que autoriza a abertura de crédito adicional de R$ 10,7 milhões para contratação de uma empresa que vai gerenciar, de forma informatizada e personalizada o sistema de abastecimento de medicamentos e insumos na cidade. O valor total a ser gasto é de R$ 10.730.340,00 em 12 meses de contrato.
O pregão eletrônico foi realizado no dia 11 de janeiro, ainda sob atuação do ex-secretário da Saúde, Sérgio Nechar. A empresa vencedora foi a Medme Gestão Ltda., localizada em Curitiba/PR.
A promessa da Prefeitura é agilizar as compras e controlar melhor os gastos. A ideia é transferir tarefas, operações, trabalhos ou processos para uma força de trabalho externa, contratando terceiros, no caso a empresa vencedora, por um período de tempo determinado. As funções terceirizadas podem ser desempenhadas por fornecedores no local ou remotamente.
A implantação do novo sistema deve ocorrer em até 30 dias úteis após a assinatura do contrato. O software deve possuir funcionalidades como histórico de operações, volume de gastos, emissão de notas fiscais, análises de aquisições, apresentar ampla rede credenciada, entre outras.
Dentre os fornecedores devem constar farmácias, distribuidoras e laboratórios para fornecimento de medicamentos, insumos hospitalares, odontológicos e correlatos.
Os serviços somente serão autorizados e pagos após a comprovação da vantagem do menor preço de cada produto.
Consta no edital que o Orçamento 2023 previsto para a Secretaria Municipal da Saúde é de aproximadamente R$ 298 milhões. Para a aquisição e gerenciamento desses medicamentos, serão utilizadas verbas da pasta, do Fundo Municipal da Saúde e de convênios estaduais e federais.