Sindicância apura gestão de Hélcio na pasta de Obras
O prefeito Daniel Alonso (PSDB) determinou em portaria publicada neste sábado (4), no Diário Oficial do Município de Marília (DOMM) a abertura de uma sindicância para apurar supostas irregularidades que teriam sido apontadas em protocolo – nº 63421/2021 – na Secretaria Municipal de Obras Públicas, no período de 3 de fevereiro de 2020 a 26 de setembro de 2021.
Não foram divulgadas quais irregularidades teriam sido apontadas no documento. No período a que se refere a apuração, a Secretaria estava sob o comando do engenheiro eletricista Hélcio Freire do Carmo, que pediu exoneração em 27 de setembro, e não é citado nominalmente na ordem para apuração.
A decisão afirma que “tendo em vista o que consta no protocolo nº 63421, de 03 de dezembro de 2021. Considerando as informações prestadas pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Limpeza Pública. Considerando a responsabilidade ‘in vigilando’ e ‘in eligendo’ do chefe do Poder Executivo, o qual possui a responsabilidade de vigiar determinados procedimentos de responsabilidade direta de outrem (secretários, cargos comissionados e funções de confiança), tendo o conhecimento de possíveis irregularidades, prevalece o dever de apuração”.
A publicação de hoje determina que o procedimento investigativo seja conduzido por uma Comissão Especial, que será composta por advogados do município.
O presidente da comissão será Bruno Valverde Alves de Almeida, tendo como membros Alexandre Oliveira Campos e Valquíria Galo Febrônio Alves (corregedora geral do município), e como suplentes Thiago de Camargo e Ângela Ianuário.
O ex-secretário foi citado em outro conteúdo na edição de hoje do DOMM, que tem como teor carta aberta enviada para a Polícia Civil, em que o chefe do Executivo pede para que seja aberto inquérito policial contra o vereador Eduardo Nascimento (PSDB). Hélcio é citado como uma das pessoas que ajudariam a disseminar informações falsas sobre a administração.
OUTRO LADO
Ao Marília Notícia, o ex-secretário afirma que não estava nem sabendo da abertura da sindicância.
“Os caras estão malucos. Minha gestão na Secretaria de Obras é transparente, não tenho nada a esconder. Nunca usei carro oficial, não peguei um centavo, não construí haras e vão ter que provar. Por outro lado, vou romper o meu silêncio”, pontua.
Hélcio acrescenta ainda que “todas as minhas ações e atos na secretaria sempre foram levados ao conhecimento do prefeito e foram autorizados por ele pessoalmente, sempre em presença do chefe de gabinete e outros secretários. Nunca nas sombras. Tudo que foi executado lá é do conhecimento e autorização do prefeito. Se tiver algo errado, ele quem mandou fazer.”
Quanto à carta aberta, Carmo afirma ser uma surpresa. “Devaneio de desesperados.”
Carmo informa ainda que coloca sigilos bancário e telemático, computadores e celular à disposição dos investigadores.
Siga nossas redes sociais:
Facebook/Instagram: @marilianoticia
WhatsApp: Clique aqui!
Telegram: Clique aqui!