Simpósio de Saúde Pública da Unimar reúne especialistas de 20 a 22 de maio
Os cursos de Medicina, Medicina Veterinária e mestrado em Saúde Animal, Produção e Ambiente da Universidade de Marília (Unimar) vão realizar o 1º Simpósio de Saúde Pública Integrada, com foco na discussão da concepção de saúde única, destacando como a atuação de ambas as profissões é importante e se complementam. Evento será realizado de 20 a 22 de maio, com palestras de especialistas atuantes na área.
De acordo com o coordenador do curso de Medicina Veterinária, Fábio Manhoso, a integração entre as duas áreas é um pioneirismo em Marília e região. “Fato inédito trazer para uma universidade a questão interdisciplinar, com duas profissões fundamentais para a saúde. Fizemos essa integração com o objetivo de mostrar a importância da medicina veterinária à questão da saúde dos animais, no que tange às zoonoses e no aspecto preventivo, para que a doença não chegue aos homens. E, por outro lado, caso chegue, a Medicina vai mostrar o que isso representa em termos de impacto e até mesmo econômico”, explica.
Para o coordenador do curso de Medicina da Unimar, Carlos Bueno, foi uma ideia sensacional a integração dos cursos. “Quando o professor Fábio Manhoso me procurou com essa proposta, de pronto nós aceitamos, porque realmente vai ser o primeiro evento de Marília e região que vai ter a integração do curso de Medicina Veterinária com o de Medicina”, destaca.
O Simpósio de Saúde Pública Integrada traz temas que são de relevância, com palestras ministradas por profissionais de ambas as áreas. No primeiro dia, a abordagem será o “Complexo teniase-neurocisticercose”. O segundo dia será voltado ao debate sobre a “Leishmaniose”. Encerrando o evento, os acadêmicos vão discutir a “Brucelose e Tuberculose”.
À frente da organização do evento, estão acadêmicos dos cursos de graduação e pós-graduação envolvidos. A acadêmica do curso de Mestrado Profissional em Saúde Animal, Produção e Ambiente, Gabriela Santana, fala sobre a importância dos profissionais se especializarem na área, que está muito evidente com os casos recentes de zoonoses.
“Quando nós atuamos na prevenção, trazemos mais informações a todos. Como as doenças estão muito prevalentes na nossa região, vai ajudar muitos profissionais, além da população que acaba sendo impactada”, complementa.
Para a acadêmica do curso de Medicina, Júlia De Cól, é importante poder estudar o tema sobre duas vertentes. “Vamos abordar patologias extremamente importantes, tanto na medicina Veterinária, quanto na Medicina Humana. Então, a gente acaba tendo que participar, caracterizar o saber sobre o diagnóstico e tratamento como uma parte integrativa do tratamento da medicina, o que é muito importante, mas a gente também precisa saber de onde vem para poder fazer o tratamento mais adequado”, argumenta.
O acadêmico do curso de Medicina Veterinária, Marcelo Oléa, ressalta o diferencial da profissão, que vai além dos cuidados com a saúde animal. “Muita gente conhece a medicina veterinária apenas como cuidados aos animais, mas é uma profissão que tem mais de 80 áreas de atuação sendo que uma delas é a saúde única. Então, a gente consegue tanto cuidar dos animais como dos humanos e é isso que apresentamos em um simpósio de tanta relevância como este”, conta.
O 1º Simpósio de Saúde Pública Integrada, com foco na discussão da concepção de saúde única, será realizado entre 20 e 22 de maio, com palestras de especialistas atuantes na área. Voltado a acadêmicos, a inscrição pode ser realizada por este link, com taxa no valor de R$ 15.
Mais informações podem ser obtidas no perfil do Instagram do Simpósio: @sispim.unimar ou pelo site da Unimar, www.unimar.br.