Sicredi lança prêmio que incentiva jovens inovadores

Dr. João Alberto Salvi em lançamento do Prêmio Jovens Inovadores Sicredi (Foto: Leonardo Moreno)
A partir do próximo sábado (1) estarão abertas as inscrições do Prêmio Jovens Inovadores Sicredi. Podem participar grupos entre cinco e dez participantes, com idades entre 15 e 35 anos em projetos de serviços ou produtos que tenham impacto social, ambiental e/ou econômico.
O objetivo é reconhecer, capacitar, incentivar e conectar jovens a temas como cooperação, cidadania e inovação nas cidades de Marília, Adamantina, Bauru, Dracena, Garça, Inúbia Paulista, Jaú, Pederneiras, Pompeia e Tupã.
Serão levados em conta fatores como a relação entre as soluções oferecidas nos projetos e contextos locais, potencial de escala e previsão de articulação com outros agentes para formação de redes e parcerias.
Como prêmio, serão distribuídos R$ 15 mil aos três primeiros colocados. Para cadastro e regulamento, clique aqui.

Como prêmio, serão distribuídos R$ 15 mil aos três primeiros colocados (Foto: Leonardo Moreno)
A iniciativa é fruto de uma parceria da Sicredi Centro Oeste Paulista com o Centro de Empreendedorismo Universitário (CEU) e será amplamente divulgada nas instituições de ensino superior nos municípios onde a cooperativa possui agência.
O lançamento do prêmio foi realizado na Sede Regional administrativa da Sicredi Centro Oeste Paulista em Bauru nesta terça-feira (28).
Desenvolvimento Sustentável
É fundamental que as ideias por trás dos projetos estejam de acordo com os 17 objetivos do Desenvolvimento Sustentável 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), explica o assessor de Desenvolvimento da Sicredi, Marcello Zanluchi.

Assessor de Desenvolvimento da Sicredi, Marcello Zanluchi e integrantes do CEU (Foto: Leonardo Moreno)
“Erradicação da pobreza, educação com qualidade, desenvolvimento econômico”, exemplifica Zanluchi sobre alguns desses objetivos.
Ele afirma que os projetos precisam ser colocados em prática até o final do concurso ou já estarem em execução há no máximo um ano.
Até a divulgação dos vencedores, em novembro, os finalistas receberão mentoria personalizadas com especialistas da cooperativa financeira. Inicialmente serão selecionadas 20 equipes e cinco delas seguem para a final.
Empreendedorismo
A proposta não é só premiar financeiramente, mas principalmente auxiliar tecnicamente projetos que tragam inovações e transformações sociais de impacto nas comunidades em que a Sicredi está presente, diz o diretor executivo da cooperativa Ildo Wilde.
Ele completa dizendo que o prêmio se relaciona com dois dos Princípios Universais do Cooperativismo, “preocupação com a comunidade” e “educação, treinamento e informação”.

Ildo Wilde falou em preocupação com a comunidade (Foto: Leonardo Moreno)
Aluno da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Bauru e presidente do CEU, Gustavo Maschietto, exalta a possibilidade de jovens transformarem projetos em realidade. O Centro foi responsável por elaborar as regras e etapas do prêmio.
“Nossa missão no CEU é expandir o pensamento empreendedor dentro das universidades e para os jovens em geral. O prêmio tem tudo a ver com nossos princípios”, diz Maschietto.

Presidente do CEU, Gustavo Maschietto (Foto: Leonardo Moreno)